Terça-feira, 29 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 29/07/2003

Educação para os jovens

Uma parceria firmada entre empresas, entidades e o Senac-RJ está abrindo as portas do mercado de trabalho para centenas de jovens de baixa renda do Rio de Janeiro. A iniciativa integra o projeto Portal do Futuro, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos em diferentes áreas para quem tem idade entre 16 e 21 anos. A ação conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil. Mais informações no endereço www.rj.senac.br (O Dia, 29/7)

Justiça racial e sistema de cotas

Em artigo, a socióloga Anamaria Schindler, vice-presidente internacional de parcerias estratégicas da Ashoka Empreendedores Sociais, trata da questão racial e de como líderes e atores sociais vêm implementando práticas de responsabilidade racial há várias décadas. Schindler cita o Instituto Xerox como uma das instituições privadas que busca diálogo permanente sobre a dimensão racial nas responsabilidades sociais. O Instituto é responsável pelo projeto Afro-Ascendentes, desenvolvido simultaneamente em São Paulo e Rio de Janeiro, e que tem por objetivo inserir, em cada uma dessas cidades, 20 jovens negros em universidades públicas e privadas. Com duração prevista de sete anos, o Afro-Ascendentes tem como meta incluir 100 novos jovens em universidades paulistas e outros 100 em universidades cariocas. (Valor Econômico, 29/7)

Educação

O Instituto Pão de Açúcar inaugura em Brasília (DF), no próximo dia 31, a Casa Cerrado Jovem, sua 7ª unidade educacional. Para 2003, está previsto investimento de R$ 500 mil no projeto, que irá atender cerca de mil crianças e jovens brasilienses. (Folha de S. Paulo, 29/7)

Programa dará apoio ao povo de Sauípe

Um grupo de capoeiristas do litoral norte da Bahia abriu a solenidade de assinatura para a implantação do Programa Berimbau, na Costa do Sauípe (BA). O projeto prevê a realização de programas socioambiental nas comunidades circunvizinhas ao complexo hoteleiro e receberá um aporte de recursos da ordem de R$ 2,4 milhões. A iniciativa conta com apoio da Fundação Banco do Brasil e da empresa Enterasys, entre outras. (Tribuna da Bahia, 29/7)

Santo Ângelo

O Grupo Vida, responsável pelo atendimento de portadores de HIV e seus dependentes no município de Santo Ângelo (RS), foi beneficiado com recursos da Fundação Bill Gates, entidade mantida pela Microsoft. No estado, além do Grupo Vida, beneficiaram-se com recursos da fundação norte-americana a Fonte Colombo e a Clínica Lar Esperança. (Correio do Povo, 29/7)

Sala de leitura

A empresa White Martins engajou-se numa iniciativa social pioneira no país. Junto com a Editora Record, está lançando o projeto Sala de Leitura, que prevê a instalação de 40 espaços para leitura em hospitais de todo o Brasil. O objetivo é contribuir para a humanização dos hospitais e estimular um ambiente que contribua para a recuperação dos pacientes. A previsão é que as primeiras 25 salas de leitura sejam inauguradas a partir de agosto e, as demais, em setembro. (Gazeta Mercantil, 29/7)

Mídia

A ONG Escola de Gente e o Instituto C&A realizam o II Encontro da Mídia Legal na próxima terça-feira, das 9h às 12h, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Informações: (21) 2493-7610 ou www.escoladegente.org.br. (O Globo, 27/7)

Criança Esperança

Um espetáculo da superação. Assim é pensado o show Criança Esperança, que há 18 anos vai ao ar pela Rede Globo. O show, que acontecerá no dia 9 de agosto, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, é o grande chamariz da cadeia de ações desenvolvida em parceria com o Unicef e o Projeto Sou da Paz, cujo objetivo é mobilizar o povo brasileiro para doações a serem revertidas em programas sociais em benefício de crianças e adolescentes de todo o País. Este ano, a campanha terá como enfoque o respeito às diferenças raciais, sociais, econômicas e culturais entre as crianças e os adolescentes. (A Tarde; A Gazeta-MT, 27/7)

Pichações

A Fundação BankBoston, em parceria com a prefeitura de São Paulo e a ONG Escola Cidade Aprendiz, inaugurou no dia 12 de julho o SP Capital Grafite. O projeto busca abrir espaço a centenas de ex-pichadores, atuais grafiteiros, que irão intervir em 50 pontos da cidade, especialmente naqueles que são os alvos preferidos dos pichadores. (Folha de S. Paulo, 27/7)

Destaque nacional

A Sercomtel Celular recebeu no último domingo o Prêmio Mário Henrique Simonsen – Excelência em Balanço Social, concedido pela Fundação Nacional de Apoio Gerencial e pela Revista Brasil Rotário. A empresa foi destacada pela originalidade de seus projetos de responsabilidade social que beneficiam a comunidade paranaense. Entre as iniciativas adotadas pela operadora telefônica destacam-se o programa Comunidade Feliz, realizado junto à creche do Jardim Pindorama; o Comunidade Informática, com doação de microcomputadores para novos núcleos de informática nos bairros; além de patrocínios culturais e esportivos. (Folha de Londrina, Vanusa Macarini, 27/7)

McDia Feliz

Lançada na última segunda-feira (28/7), em Blumenau (SC), o McDia Feliz é a maior campanha nacional de arrecadação de recursos para o combate ao câncer infantil. O evento, liderado pelo Instituto Ronald McDonald, acontecerá no dia 16 de agosto e irá beneficiar nesta edição a Associação dos Voluntários de Saúde do Hospital Joana de Gusmão, de Florianópolis. (A Notícia, 27/7)

Projeto Cidade Criança atende 380 famílias

O Projeto Cidade Criança, que atende cerca de 380 famílias de João Pessoa e de Cabedelo (PB) em situação de risco social, ganhou na última quinta-feira (24/7) o apoio da São Paulo Alpagartas. Atualmente, a iniciativa atende cerca de mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Entre as atividades socioeducativas oferecidas estão oficinas de capoeira e de dança, escolinha de futebol de salão e cursos de alfabetização para adultos, além da distribuição de sopa às comunidades atendidas. O projeto conta ainda com o apoio de empresas como Pão de Açúcar, Honda, Indaiá e Sistema Correio de Comunicação. (Correio da Paraíba , Andréa Batista, 27/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Enterasys
  • Editora Record
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação BankBoston
  • Fundação Bill Gates
  • Grupo Pão de Açúcar
  • Honda
  • Indaiá
  • Instituto C&A
  • Instituto Pão de Açúcar
  • Instituto Ronald McDonald
  • Instituto Xerox
  • Rede Globo
  • São Paulo Alpagartas
  • Sercomtel Celular
  • Sistema Correio de Comunicação.
  • White Martins
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional