Terça-feira, 29 de outubro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 28/10/2002

Responsabilidade social e os negócios

Em artigo, Cibele Salviatto, sócia da Atitude – Despertando a Ação Sustentável, e Chris Lazlo, presidente do The Innov-Ethics Group, afirmam que cresce em todo o mundo a importância da responsabilidade social corporativa. Um dos indícios vem do mercado de capitais. A partir de uma crescente demanda por investimentos socialmente responsáveis, estimada, em 2001, em mais de US$ 2 trilhões, o mercado vem criando um novo conjunto de métricas que dentro da sua perspectiva convirjam na definição do que vem a ser uma organização responsável. Ao invés de excluir de seu portfolio empresas com produtos considerados pouco éticos, como álcool, tabaco, armamentos, engenharia genética, essas métricas passam a incluir indicadores de gestão que analisam as melhores praticas por setor. Essa avaliação recebe uma nota de sustentabilidade e é oferecida para administradores de fundos que buscam informações adicionais para determinar o desempenho das ações. (Valor Econômico, p. B2, 29/10)

Projeto ArtEducação oferece cultura a crianças e adolescentes

Oficinas de dança, música, teatro, artes plásticas e trabalhos manuais são algumas das atividades desenvolvidas pelo Projeto ArtEducação. As oficinas, que acontecem em 11 cidades mineiras, são desenvolvidas pela empresa de telecomunicações Tim, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Educação. O projeto chega hoje na cidade de Ubá (MG) e vai até o dia 20 de novembro. A última mostra acontece na cidade de Montes Claros (MG), onde o projeto começou a ser desenvolvido. Segundo o coordenador da iniciativa, Marcelo Andrade, 1.200 crianças e adolescentes são beneficiados pelo programa. “”Além de desenvolver as habilidades artísticas, um dos grandes benefícios do projeto é o acompanhamento escolar e a melhoria da auto-estima das crianças””, explica o coordenador. (Estado de Minas, p. 14, 28/10)

Estudantes discutem temas de relevância social

Tolerância, educação e igualdade social são alguns dos temas discutidos por estudantes de colégios particulares e especialistas de Salvador (BA) durante o Papo Dez! 2002. O evento integra o Projeto Telebahia Celular Mais, uma parceria entre o Grupo Eva, a Cipó – Comunicação Interativa, o suplemento de mídia do jovem do jornal A Tarde e a Telebahia Celular. Segundo o diretor do Grupo Eva, André Silveira, o objetivo da ação é chamar os estudantes para a responsabilidade de transformar o Brasil em um país melhor para todos. O tema do último encontro foi educação e trabalho, realizado para os alunos do Instituto Social da Bahia, com a presença da educadora Graça Leal e da cantora Daniela Firpo. Para a estudante Rebeca Moraes, 15 anos, o debate é um grande passo para os jovens aprenderem a discutir os problemas da nação. (A Tarde-BA, p. 2, 27/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Tim
  • Grupo Eva
  • A Tarde
  • Telebahia Celular
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional