Terça-feira, 3 de abril de 2001

Por: GIFE| Notícias| 03/04/2001

Apartheid-digital.com.br

Em artigo para o jornal Valor Econômico, Rodrigo Baggio, diretor-executivo da ONG Comitê para a Democratização da Informática (CDI), afirma que igualmente importante ao acesso gratuito para o processo de democratização da Internet, seria a mobilização de esforços coordenados por empresas, governo e sociedade civil para a criação de condições à expansão da rede mundial de computadores no país. Neste sentido, a organização fechou uma parceria com a Unesco, Fundação Starmedia, SSI Server e Esso Companhia de Petróleo onde estará conectando à rede 130 comunidades de 14 estados brasileiros. (Valor Econômico, p. B2, 3/4)

Ação social redime empresa poluente

Pela primeira vez, na Bahia, uma empresa será obrigada a indenizar a comunidade devido a seu passivo ambiental. A medida compensatória faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta fechado entre o Ministério Público da Bahia e a Sibra-Eletrosiderúrgica S/A, do grupo Vale do Rio Doce. A companhia se comprometeu a construir, no município de Simões Filho, onde funciona há 37 anos, um condomínio com 200 casas populares, uma escola equipada e uma quadra poliesportiva. (Gazeta Mercantil, p. A-10, 3/4 – Lídice Oliveira)

Parceria estimula negócio e quer acabar com lixão

Uma parceria entre a prefeitura de São Bernardo do Campo-SP, o Sebrae-SP e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, além de retirar os resíduos sólidos do lixão da cidade, está permitindo a criação de empregos e renda para as famílias que antes viviam da coleta dos materiais. O projeto Lixo e Cidadania tem como objetivo a capacitação dos catadores. São empreendedores informais, porque já comercializam o lixo, mas queremos integrá-los à sociedade, afirma Silvana Pompermayer, gerente do escritório do Sebrae em São Bernardo do Campo. (O Estado de S. Paulo, p. PN7, 3/4 – Leonardo Goulart)

Ethos e O Boticário lançam prêmio de responsabilidade social

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e O Boticário lançaram ontem (2/4), na Universidade do Meio Ambiente, em Curitiba, o Prêmio Ethos de Jornalismo. Com premiações nas categorias Mídia Impressa e Mídia Eletrônica, o prêmio destacará as melhores reportagens sobre responsabilidade social empresarial de todo o país. As inscrições podem ser feitas até o dia 30/6 e estão abertas a profissionais que tenham produzido, entre 1º de setembro de 2000 e 20 de junho de 2001, matérias abordando os seguintes temas: Valores e Transparência, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Consumidor, Comunidade, Governo e Sociedade. (Gazeta Mercantil-PR, p. 5 – Silvia Dias; Jornal do Estado-PR, p. a6 – 2/4)

Empresas do país gastam mais em segurança do que em filantropia

Segundo a Kanitz Associados, as empresas brasileiras gastam em média US$ 4 bilhões por ano em segurança patrimonial e pessoal de seus executivos. Quando o investimento é na área social a média é de apenas R$ 5 mil por mês em filantropia para cada empresa. O resultado disso é a falta de apoio a projetos sociais, que passam por dificuldades financeiras e correm o risco de serem suspensos. Um exemplo é a Fundação Tio Loiro, criada pelo holandês Onno Raadsen, que está tirando 500 crianças pobres das ruas de Fortaleza. Para continuar manter o projeto, Onno irá buscar parcerias na Holanda. (Folha de S. Paulo, 1/4 – Célia Chaim)

Fundação CDL encaminha jovens ao mercado
A Fundação CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) mantém, no Recife, um trabalho de capacitação de adolescentes. Desde o ano passado, 119 meninos e meninas, entre 14 e 17 anos, conseguiram obter conhecimentos suficientes para aumentar a empregabilidade e disputar, com chance real, uma vaga de trabalho. A Fundação oferece cursos gratuitos de serigrafia, marcenaria, gráfica, panificação e pastelaria e corte e assentamento de pisos cerâmicos, desenvolvido em parceria com o Progama Capacitação Solidária. A expectativa é de que todas as 150 vagas oferecidas nos cursos sejam ocupadas este ano. No momento, só existem vagas para os cursos de marcenaria e serigrafia, à tarde, informa a superintendente da Fundação, Kilsa Rocha. Segundo ela, a procura é maior que o número de vagas existentes e uma seleção precisa ser realizada. (Diário de Pernambuco, p. Empregos 6, 2/4)

Carris lança programa contra uso de drogas

A Companhia Porto-Alegrense de Transporte (Carris) lançou no sábado (31/3), na sede campestre do Sesc, o projeto Vida que te quero verde. O objetivo é combater o uso de drogas no ambiente de trabalho e na família. O programa é desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e será realizado com os 1,5 mil funcionários da empresa. A Carris é a primeira empresa de transporte público do país a adotar um projeto de responsabilidade social. (Correio do Povo-PR, 2/4)

Comitê contra a fome pede aquecimento de empregos

O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) espera ativar 62 empresas cadastradas e atrair outras para ampliar as suas linhas de trabalho: projeto de capacitação e geração de emprego e renda. Para isso, o comitê reuniu, no dia 30/3, em Maceió, 21 dos seus secretários executivos. Para a representante da Embrapa, Walane de Melo Ivo, as empresas brasileiras precisam priorizar o balanço social. É um trabalho de voluntariado, mas é um termo que as empresas vão trabalhar. É um compromisso moral, comenta, acrescentando que, além de ser uma estratégia de marketing, é uma forma de contribuir com o social. (Gazeta de Alagoas, p. A10, 30/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Companhia Porto-Alegrense de Transporte
  • Embrapa
  • Esso Companhia de Petróleo
  • Fundação CDL
  • Fundação Starmedia
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • O Boticário
  • Sebrae-SP
  • Sibra-Eletrosiderúrgica S/A
  • SSI Server
  • O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

    O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional