Terça-feira, 3 de junho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 03/06/2003

Empresários e terceiro setor

Em artigo, o presidente da Philips do Brasil e do grupo Empresários pelo Desenvolvimento Humano, Marcos Magalhães, destaca a importância da união entre os empresários em prol do social, dando destaque para a educação. O grupo implementará e apoiará projetos, conceitos e práticas de tecnologia educacional já desenvolvidos no país. As ações serão desenvolvidas no âmbito nacional, baseadas na experiência vitoriosa desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna em Goiás. O grupo investirá também na regularização do fluxo escolar em redes públicas de ensino, atacando em duas frentes: programas de alfabetização, com o projeto Se Liga Brasil, e aceleração de aprendizagem, com o Acelera Brasil. (Gazeta Mercantil, 3/6)

Seduc divulga inscrições para prêmio

As inscrições para a 8ª edição do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental poderão ser feitas até o dia 5 de agosto. Podem participar professores da 1ª a 4ª série do ensino fundamental de escolas públicas. O objetivo do prêmio é valorizar o trabalho do educador, reconhecendo a relevância de sua atuação em sala de aula como agente transformador, promovendo o debate e a troca de informação sobre o conhecimento pedagógico. A iniciativa conta com patrocínio da Fundação Bunge, em parceria com o Ministério da Educação. (A Crítica, 3/6)

Suplemento do O Globo vai mostrar empresas socialmente responsáveis

A partir do próximo sábado, um suplemento denominado Razão Social – o espaço da empresa cidadã circulará encartado no jornal O Globo. O suplemento será publicado todo primeiro sábado de cada mês, durante dez meses. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e tem como objetivo contribuir para a maior compreensão e adoção da responsabilidade social nas empresas. (O Globo, Amelia Gonzalez, 1º/6)

AABB Comunidade ajuda 120 menores(sic) de São Borja

Começaram na cidade de São Borja (RS) as atividade da 6ª edição do projeto AABB Comunidade. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, a AABB e Fundação Banco do Brasil. Serão beneficiadas 120 crianças pobres, de sete a 14 anos, da Vila Goulart. O projeto estabelece que, em um turno durante o dia, as crianças devem freqüentar o ensino regular e, no outro, participar de programa de reforço alimentar e pedagógico, além de oficinas de treinamento. (Correio do Povo, 1º/6)

Empresa investe no futuro de adolescentes

A empresa Milenia Agrociências está desenvolvendo o Projeto Formare, capacitação profissional para jovens de baixa renda da cidade de Londrina (PR). Os estudantes da rede pública recebem cursos e bolsa auxílio de R$ 120, além de outros benefícios como uniformes, transporte, plano de saúde e seguro de vida. Daqui dois meses, 20 adolescentes do Conjunto Eucaliptos receberão seus diplomas. A Milenia é a única empresa do Paraná a adotar o Formare, uma franquia social da Fundação Iochpe. (Folha de Londrina, Lúcio Flávio Moura, 1º/6)

Oficina capacita para o Fome Zero

Foi encerrada no último domingo (1º/6), em Salvador (BA), a primeira etapa do treinamento oferecido pelo Banco do Brasil para que funcionários e representantes das comunidades atuem como multiplicadores sociais no Programa Fome Zero. Os participantes das oficinas vão divulgar em suas comunidades o conteúdo do programa e como as pessoas poderão se beneficiar dele, inclusive, com linhas de crédito para iniciarem ou manterem uma atividade econômica. O Banco do Brasil está presente em 13 mil pontos em todo o território nacional, mobilizando cerca de 80 mil funcionários no combate à fome e à exclusão social. (A Tarde, 1º/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco do Brasil
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Bunge
  • Fundação Iochpe
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • O Globo
  • Milenia Agrociências
  • Philips do Brasil
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional