Terça-feira, 4 de dezembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 04/12/2001

O Brasil é voluntário

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostrou que pelo menos 28% dos brasileiros já participaram ou participam de algum trabalho voluntário. As empresas tiveram um papel fundamental na disseminação da solidariedade. Elas não detêm simplesmente o dinheiro: têm o conhecimento técnico, inúmeros recursos ociosos e, sobretudo, pessoas. E essas pessoas estão prontas para exercitar a cidadania, argumenta Ruth Cardoso, presidente do Conselho da Comunidade Solidária. Um bom exemplo é o da C&A que, há dez anos, criou um instituto para incentivar o voluntariado. Com a participação dos funcionários, mais de 13 mil crianças e 8,5 mil adolescentes se beneficiaram com atividades e cursos promovidos pela rede de lojas.

Atitude – A iniciativa da C&A não é isolada. No Brasil, há cerca de 100 projetos semelhantes. Os empresários que faziam doações se sentiam realizados, mas não viam para onde o dinheiro ia, recorda Léo Voigt, vice-presidente do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e diretor da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Com o tempo, esses empresários viram que o investimento social não era bem a praia deles. Optaram por criar institutos contratando profissionais da área de políticas públicas, explica Voigt. A comunidade e os próprios funcionários agradecem. O ambiente da empresa fica melhor e se desenvolvem competências como trabalho em equipe, destaca Valdemar de Oliveira Neto, superintendente do Instituto Ethos. (Revista Amanhã, p. 43/46, novembro/2001 – Tatiana Csordas)

Projeto de Joinville ganha prêmio nacional

A Escola Municipal Avelino Marcante de Joinville (SC) recebeu, na semana passada, menção honrosa pelo projeto Deixando Marcas, no Prêmio Itaú-Unicef 2001 – Educação e Participação. As experiências de cooperação são um dos pontos de destaque do Deixando Marcas, que concorreu com outros 686 projetos de todo o país. No início havia uma certadesconfiança e receio dos alunos em conversar abertamente com os professores. Mas mostramos que com diálogo tudo é possível, explica o estudante Jean Davi Frainer, 14 anos, que recebeu o prêmio em São Paulo. (Diário Catarinense, p.33, 2/12, Jean Balbinotti)

Projeto Criança tem parceria renovada com a Gerasul

A empresa de geração de energia Gerasul está renovando este mês o convênio com a prefeitura de Florianópolis, por meio da Associação Florianopolitana de Voluntários (AFLOV), que permite a manutenção do Projeto Cidade da Criança. O Centro Multidisciplinar, no bairro Agronômica, envolve cerca de 3 mil crianças e adolescentes de famílias de baixa renda em programas voltados à educação, esportes, lazer, assistência social e profissionalização. Segundo o diretor administrativo Luciano Andriani, o valor do convênio é de R$ 120 mil. (Diário Catarinense, p.32, 2/12)

CIPÓ ganha prêmio nacional de empreendedorismo social

A Cipó – Comunicação Interativa recebeu o Prêmio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey, que seleciona os melhores planos de negócio do país para organizações sociais. O projeto premiado, CIPÓ Produções, vai permitir a sustentabilidade da ONG e de seus programas, por meio da renda gerada com a prestação de serviços de comunicação para instituições educacionais e do terceiro setor de Salvador. Desde 1999, a entidade contribui na formação de adolescentes, principalmente de escolas públicas, promovendo o uso educativo dos meios de comunicação, e mobiliza a mídia da Bahia e de Sergipe, com o objetivo de ampliar e qualificar a cobertura dos temas ligados ao universo dainfância e juventude. A Cipó é integrante da Rede ANDI. (A Tarde-BA-BA, p. Caderno 2 5, 3/12 – Carlos Ribeiro)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • C&A
  • Fundação Itaú Social
  • Gerasul
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • McKinsey
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