Terça-feira, 4 de setembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 04/09/2001

Coerência entre discurso e ação

Em artigo, Oded Grajew, diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, afirma que vários fatores têm impulsionado a responsabilidade social das empresas. O desenvolvimento tecnológico propiciou a substituição do trabalho físico e penoso das pessoas por máquinas e equipamentos. As empresas não necessitam mais da força muscular dos seus funcionários mas do seu talento, criatividade e motivação. Segundo o articulista, uma empresa socialmente responsável atrai pessoas competentes e consegue obter seu engajamento com a organização. Grajew também lembra que da mesma forma que a responsabilidade social empresarial se traduz por práticas e políticas calcadas em princípios e valores, pois as organizações devem adotar posturas éticas em todas as suas ações, em relação a todos os seus públicos e ao meio ambiente. (Valor Econômico, p. B2, 4/9)

Uma forçacontra a exclusão digital

Um terço da população mundial nunca fez uma ligação telefônica. Cerca de 70% das pessoas mais pobres do mundo vivem em áreas rurais sem acesso à tecnologia da informação e de telecomunicação. Para combater essa desigualdade digital os setores públicos e privados estão elaborando diversos projetos mundiais voltados especificamente para a população de países em desenvolvimento. Um exemplo é a companhia de tecnologia norte-americana Cisco Systems que há cinco anos desenvolve o Cisco Networking Academy. O programa tem como objetivo educar professores e alunos na área de tecnologia de rede. Para que a inclusão digital aconteça, mais do que acesso à Internet, é necessário que as pessoas sejam capacitadas, afirma Wagner Catalan, coordenador da iniciativa no Brasil. (Gazeta Mercantil, p. Gazeta Mercantil Latino-Americana 28-29, 3 a 9/9 – Lia Vasconcelos)

A sua empresa é ética?

A edição deste mês da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios traz um teste para os empresários saberem se suas empresas atuam de forma socialmente responsável. Os leitores respondem a questões sobre o que é ser ético, mentir para os consumidores, relacionamento com os funcionários, questões ambientais, entre outras. No final, o empresário verifica se a sua empresa é realmente ética ou, pelo menos, se está no caminho certo. (PEGN, p. 93-94, setembro/2001 – Alexandre Ribeiro)

Antonio Nóbrega traz arte e cultura para jovens carentes

O multi-artista Antônio Nóbrega lançou ontem (3/9), em Curitiba, o Projeto Ultragaz Cultural. A iniciativa, uma parceria com a Ultragraz, tem como objetivo promover a cultura popular. O projeto foi aberto com o espetáculo O Marco do Meio-Dia, no Teatro Ópera de Arame, e com a realização de oficinas para arte-educadores. Fechado ao público em geral, o espetáculo foi assistido por jovens pobres. A peça aborda os 500 anos do Brasil e explora sua diversidade cultural. O projeto percorrerá 8 cid ades até o dia 23/10 e espera atingir mais de 9 mil jovens. As oficinas serão ministradas pela dançarina Rosane Almeida e pelo percussionista Gabriel Almeida, com duração de duas horas e meia. (Folha do Paraná, p. 3 – Elisa Marilia Carneiro; Gazeta Mercantil-PR, p. 1 e 12 – Larissa Jedyn; Jornal do Estado-PR, p. d3 – 3/9)

Convênio

A Fundação Bradesco assinou convênio com a Cisco para oferecer a 5 mil alunos acesso a um programa que permite, pela Internet, projetar e gerenciar redes de computadores. (Folha de S. Paulo, p. B2, 1/9)

PBH assume compromisso

O prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro, assinou no dia 30/8 um termo de compromisso com a Fundação Abrinq, comprometendo-se a investir em políticas municipais em defesa da criança e do adolescente. O programa Prefeito Amigo da Criança já teve 928 adesões em todo o país. Em Minas Gerais, 132 prefeitos assumiram o compromisso de priorizar o atendimento à criança. (Estado de Minas, p. 18, 1/9)

Música no coreto da praça

O Projeto Viva a Praça, do BDMG Cultural, encerra a programação deste ano, hoje, às 15h, no coreto da praça da Liberdade. O convidado é o grupo de percussão Querubins, coordenado pelo músico Mamour Bá. A banda é formada por crianças e jovens moradores da Vila do Acaba Mundo, localizada no bairro Sion. (Estado de Minas, p. Cultura 2, 2/9)

Imip entrega prêmios de campanha da esperança

Os ganhadores da campanha A campanha está aqui, promovida pelo Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), receberam seus prêmios na sede da Fundação Alice Figueira de apoio ao Imip. O total arrecadado, R$ 880 mil, será destinado à ampliação da Unidade de Oncologia Pediátrica do hospital. A obra está orçada em R$ 1 milhão. De acordo com a presidente da Fundação Alice Figueira, Sílvia Rissin, o resultado foi satisfatório e o restante da verba será viabilizado com outras campanhas. A população sempre colaborou conosco. O Imip funciona há 41 anos. É um patrimônio do povo pernambucano e as pessoas sabem a importância social do instituto, declarou a diretora. O hospital conta com cerca de 300 voluntários. Mensalmente, recebe a colaboração financeira de dez mil pessoas e 20 empresas conveniadas doam produtos e prestam serviços gratuitamente. (Folha de Pernambuco, p. Grande Recife 3; Gazeta do Nordeste, p. 2 – 31/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • BDMG Cultural
  • Cisco Systems
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Alice Figueira
  • Fundação Bradesco
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Ultragaz
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