Terça-feira, 5 de novembro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 05/11/2002

Por quem florescem as oliveiras

Em artigo, o presidente da Fundação Abrinq Pelos Diretos da Criança e do Adolescente e do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Helio Mattar, defende que “”vivemos subordinados a uma lógica quase que estritamente financeira para os investimentos empresarias””. Segundo o autor, as empresas privadas somente realizam projetos para diminuir a desigualdade social e democratizar a distribuição de renda quando são pressionadas por consumidores e investidores. O investimento social, diz Mattar, deve “”incorporar diretamente as próximas gerações no processo decisório, desta forma subordinando os retornos financeiros aos atributos de sustentabilidade da sociedade e dos homens. Não ocorre a estas sociedades pensar que o investimento não seja feito por não beneficiar de imediato os que se dispuseram a investir.”” (Valor Econômico, p. B2, 5/11)

Agenda

A Júnior Trevisan Consultores promove, no dia 19 de novembro, o Fórum Empresarial Júnior. O objetivo é discutir questões como ética, cidadania e responsabilidade social. Representantes do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e da Universidade de São Paulo (USP) serão alguns dos palestrantes. A partir das 18h30, na Rua Bela Cintra, 934, São Paulo. (Valor Econômico, p. C12, 5/11)

O doutor e mestre em Teologia pela PUC-RJ, Eduardo Rosa Pedreira, fala amanhã sobre Ética Empresarial e Responsabilidade Social, em palestra na Escola Brasileira de Administração (Ebape) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A partir das 18h30, na Praia do Botafogo, 190, 3º andar, Rio de Janeiro. (Valor Econômico, p. C12, 5/11)

Colégio de Curitiba (PR) firma parceria com a Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança, sob a coordenação de Zilda Arns, formou convênio com o Colégio Positivo para o atendimento de mais de quatro mil crianças carentes no Paraná, dentro do Projeto Adote uma Comunidade. Além do repasse mensal de verbas para a entidade, o colégio vai promover ações de voluntariado com seus alunos nas comunidades assistidas pela Pastoral. (Gazeta do Povo-PR, p.4, 2/11)

Empresa paranaense participa de projeto de ecologia social

O Instituto EcoSocial, que será lançado oficialmente no próximo dia 11, em São Paulo, terá o apoio de O Boticário. A empresa paranaense foi convidada a participar do conselho da entidade. O EcoSocial reúne várias empresas e visa a difundir a consciência ecológica. A finalidade é gerar uma relação equilibrada entre indivíduos, grupos e seu ambiente. (Gazeta do Povo-PR, p.4, 5/11)

Consumidor consciente adota novos critérios

Os conceitos disseminados sobre a qualidade e a escolha dos produtos tendem a mudar diante de um novo tipo de consumidor. Segundo o presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Hélio Mattar, que esteve ontem em Curitiba (PR) para uma palestra, a reputação das empresas deverá ganhar mais valor do que a imagem. Para ele, o consumidor consciente leva em conta a responsabilidade social das instituições privadas e a relação destas com os diversos setores da sociedade. De acordo com uma pesquisa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, 66% dos consumidores brasileiros afirmam que gostariam que as empresas fossem socialmente responsáveis. (Gazeta do Povo-PR, p.5, 5/11)

Doação de alimentos sela parceria

A Kraft Foods Brasil vai doar hoje 43 caixas de alimentos e duas caixas de brinquedos para as crianças do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR). A doação dá início à parceria entre a empresa e o Projeto Vida Contra o Câncer Infantil do Pequeno Príncipe. (O Estado do Paraná, p.9, 5/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq Pelos Diretos da Criança e do Adolescente
  • Instituto Akatu pelo Consumo Consciente
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Júnior Trevisan Consultores
  • Kraft Foods Brasil
  • O Boticário
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional