Terça-feira, 6 de maio de 2003

Por: GIFE| Notícias| 06/05/2003

Itaú e Philips entre as empresas mais admiradas da América Latina

O Banco Itaú e a Philips do Brasil estão entre as seis empresas selecionadas como as mais admiradas da América Latina pela revista de negócios Latin Trade, editada em Miami. O critério foi as ações de responsabilidade social desenvolvidas no Brasil. O Banco Itaú, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), oferece vários programas educacionais dirigidos fundamentalmente às escolas primárias. Já a Philips do Brasil distribui material de ensino a 18 mil escolas públicas para conscientizar as crianças sobre a importância da ecologia. (O Estado de S. Paulo, 6/5)

Luta pela conscientização

Desde o do 27 de abril, a Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), a Fundação Abrinq e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) vêm sensibilizando a sociedade, por meio de campanha publicitária, sobre o trabalho infantil doméstico. As instituições organizaram, também, uma cartilha que será distribuída neste mês para prefeitos de todo o Brasil. A publicação contém informações sobre a importância do compromisso no combate ao trabalho infantil doméstico, além de apresentar sugestões de políticas públicas a serem adotadas visando ao combate do problema nos municípios. (A Crítica, 6/5)

Problema invisível

Em artigo, a senadora Patrícia Gomes (PPS-CE) comenta que, durante muito tempo, o trabalho infantil doméstico era visto como uma solução para a pobreza no país. A parlamentar destaca que iniciativas como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a Bolsa-Escola vêm se mostrando eficazes para mudar esse paradigma. A senadora elogia a campanha de combate ao trabalho infantil doméstico no país realizada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), a Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e a Fundação Abrinq. “”O combate ao trabalho infantil doméstico não se faz apenas com a implementação de ações governamentais. Para transformar a realidade desses garotos e garotas é imprescindível haver uma mudança de mentalidade da sociedade””, conclui. (Jornal do Brasil, 6/5)

Procuradoria e conselheiros tutelares defendem o ECA no AM

Procuradores de Justiça e conselheiros tutelares de Manaus estiveram reunidos na segunda-feira (5/5) para discutir experiências de instituições particulares no apoio aos Ministérios Públicos Estaduais e aos Conselhos Tutelares na execução do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento foi realizado pela empresa Amazônia Celular, que está implantando no estado uma instituição com este fim, o Instituto Amazônia Celular para o Desenvolvimento Social. Segundo o procurador Ronald Vasconcelos, a sociedade tem que despertar para a existência dos Conselhos Tutelares e para a importância de seu trabalho. (A Crítica-AM, 6/5)

Convênio mantém ações do programa BB Educar

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e a Fundação Banco do Brasil assinaram ontem (5/5), em Porto Alegre, convênio que permite a continuidade do Programa BB Educar. Segundo dados da secretaria, em torno de 500 jovens e adultos já foram alfabetizados pela iniciativa. (Correio do Povo, 6/5)

Programa já tem aulas em 48 cidades

Começaram ontem (5/5), em 48 municípios de Pernambuco, as aulas do Programa Se Liga Pernambuco, que visa a alfabetizar 20 mil alunos entre oito e 14 anos com distorção de idade-série. A iniciativa é uma parceria do Instituto Ayrton Senna com o grupo Empresários pelo Desenvolvimento Humano e as secretarias estadual e municipais de Educação no estado. A iniciativa prevê investimentos da ordem de R$ 90 milhões. (Diário de Pernambuco, 6/5)

Aces define hoje planos para 2003

O Conselho Diretor da Aces (Ação Comunitária do Espírito Santo) reúne-se hoje (6/5), em Vitória, para definir o plano de ação para 2003, que prevê investimento acima de R$ 1 milhão. Entre os projetos que estão na pauta de discussão está o Cata-vento, voltado para a capacitação de portadores de necessidades especiais, e a Oficina de iniciação profissional, que vai contar com a assinatura de um convênio entre a instituição e a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). Também serão discutidas parcerias com a Fundação Otacílio Coser, a Escelsa, a Fundação Lampadia, a Unimed e a Nexen Química Brasil. (A Gazeta, 6/5)

Projeto da Unirg/Fafich é finalista de concurso

O Projeto Cidadão Universitário, da Unirg/Fafich de Gurupi e Palmas (TO), está entre os dez finalistas do Prêmio Trote da Cidadania. O concurso é promovido pela Fundação Educar DPaschoal e Instituto Faça Parte. A competição foi criada em 1989 com a intenção de estimular iniciativas solidárias nas faculdades e universidades de todo o país. O nome da instituição ganhadora será divulgada no dia 12 de maio. (Jornal do Tocantins, 3/5)

Projeto escolar concorre a prêmio

Começaram ontem (5/5) as inscrições para o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2003. Pelo oitavo ano consecutivo, o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Bunge premiarão 20 docentes que desenvolveram projetos pedagógicos relevantes em sala de aula. São avaliados criatividade, diferenciação e envolvimento com a qualidade do ensino e o melhor aprendizado dos alunos. (Correio do Povo, 27/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Amazônia Celular
  • Banco Itaú
  • Companhia Siderúrgica de Tubarão
  • Escelsa
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Bunge
  • Fundação Educar DPaschoal
  • Fundação Lampadia
  • Fundação Otacílio Coser
  • Instituto Amazônia Celular para o Desenvolvimento Social
  • Instituto Ayrton Senna
  • Nexen Química Brasil
  • Philips do Brasil
  • Unimed
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional