Terça-feira, 6 de março de 2001

Por: GIFE| Notícias| 06/03/2001

Informática para adolescentes

A Secretaria de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos de Minas Gerais, em parceria com a Microsoft, Prodemge e Unicentro Newton Paiva, lança, no dia 7 de março, o projeto Janelas para a Cidadania. Os núcleos de Informática e Cidadania serão implantados em todas as unidades penitenciárias e de atendimento ao adolescente em conflito com a lei. Cada núcleo terá cinco microcomputadores com acesso à Internet, scanner e impressora para que sejam realizados os cursos de informática.
(Estado de Minas, p. 25, 6/3)

Estilista italiano quer revelar talentos na Casa de Passagem

O estilista italiano Augusto Perrone está desenvolvendo um trabalho com 20 meninas atendidas na Casa de Passagem, em Recife. Durante um ano, elas vão estudar todo o processo de criação de uma grife, começando pelos desenhos da coleção e indo até a confecção das peças. Além de capacitar as alunas em um setor vasto como o da indústria têxtil, o curso também tem como objetivo melhorar a aceitação que as meninas têm delas mesmas e da sua realidade.
(Jornal do Commercio-PE, p. C-5, 3/3)

Instituto GM faz parceria pela cidadania

O projeto Vale Criar está sendo elaborado pela Universidade do Vale do Paraíba-MG com o objetivo de complementar as atividades escolares, lúdicas e esportivas, em horários alternativos; desenvolver o senso crítico dos alunos sobre o seu papel como cidadão e estimular o conhecimento de sua própria cultura. O projeto, que atenderá 250 crianças e adolescentes, é uma iniciativa da General Motors com apoio do Lions Clube e Breda Turismo.
(Correio-MG, p. Veículos 5, 6/3)

Educação

Cinqüenta jovens de baixa renda de São Bento do Sul-SC iniciam o ano letivo com a oportunidade de participar do Programa Educação para o Trabalho. O projeto, desenvolvido pelo Senac, tem o objetivo de preparar adolescentes de 15 a 18 anos para o competitivo mercado de trabalho. Durante cinco meses, os alunos participam de oficinas de informática, saúde, apresentação pessoal, organização de ambiente e vendas, tecnologia das transações comerciais e atendimento. Em São Bento do Sul, a parceria envolve as empresas Condor, Rudnick, Buddemeyer e Tuper.
(A Notícia-SC, p. A2, 3/3)

Projeto da Infraero ajuda crianças

Em maio, a Infraero de Aracajú dará início às atividades do projeto Pouso Seguro da Criança, que vai beneficiar cerca de 1.100 meninos e meninas. O objetivo é resgatar o direito à cidad ania de crianças que vivem no lixão da Terra Dura e nas proximidades do aeroporto. Serão investidos R$ 124 mil. O projeto vai atender crianças e jovens de 7 a 18 anos. No total, o espaço possui 18 mil m². Com dois campos de futebol, vestiário, sala de informática e uma sala para a administração, o projeto exige que a criança esteja vinculada a uma escola.
(A Tarde-BA, p. Sergipe 3, 26/2)

Trabalho formiguinha

Por meio de projetos como o Arte na Escola, desenvolvido pela Universidade da Região de Joinville-SC em parceria com o governo municipal, estadual, Sesi e escolas particulares, uma nova realidade começa a ser percebida nos museus locais. Segundo a coordenadora geral do Programa Institucional Arte na Escola e professora da Univille, Nadja de Carvalho Lamas, um trabalho formiguinha de formação de público, já apresenta os primeiros resultados. Por meio da escola, os jovens estão conhecendo e entendendo os espaços destinados à arte, ampliando o conhecimento e aumentando e freqüência em museus.
(A Notícia-SC, p. C-1, 1/3 – Marlise Groth)

ONG faz cirurgias em vários países

A ONG Operation Smile, criada pela Universidade de Norfolk, Virgínia (EUA), foi criada com o objetivo de tratar pessoas com fissura lábio-palatial. A cada duas semanas uma equipe de 60 profissionais vai para algum lugar do mundo onde realiza cirurgias gratuitas entre a população. Segundo o cirurgião plástico Renato Freitas, um dos oito médicos brasileiros que fazem parte da ONG, para cada missão são necessários cerca de US$ 100 mil. A maior parte deste dinheiro, de acordo com Renato, vem de doações da multinacional Mc Donalds e de empresários como o ex-piloto de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.
(Folha do Paraná, p. 16, 4/3 – Andréa Lombardo)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Breda Turismo
  • Buddemeyer
  • Condor
  • General Motors
  • Infraero
  • McDonalds
  • Microsoft
  • Prodemge
  • Rudnick
  • Senac
  • Sesi
  • Tuper
  • Unicentro Newton Paiva
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional