Terça-feira, 6 de novembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 06/11/2001

Fundação Banco do Brasil cria banco de soluções tecnológicas

A Fundação Banco do Brasil está concentrando suas energias na formação de um banco de soluções tecnológicas para problemas sociais comuns no Brasil. Tecnologias simples, inovadoras e de baixo custo para resolver a falta de saneamento básico, de água, energia e habitação, a degradação ambiental, a mortalidade infantil, o analfabetismo, o desemprego e a falta de renda. Segundo a presidente da Fundação Banco do Brasil, Heloísa Helena de Oliveira, para captar, estimular e patrocinar essas boas idéias a instituição criou o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, que será entregue hoje (06/11), em São Paulo. Os finalistas foram divididos em blocos regionais: cinco projetos de cada região. (Valor Econômico, p. B2, 6/11 – Claudia Fontoura)

Iniciativas do PR são finalistas de Prêmio de Tecnologia Social

Dois projetos do Paraná estão entre os 15 finalistas do primeiro Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, apoiado pela Unesco e que tem a intenção de divulgar as iniciativas que podem ser reproduzidas em todo o país. O programa Luz das Letras, criado em Curitiba e implantado em 60 cidades de diversos estados brasileiros, concorre com a ONG Moradia e Cidadania, de Santa Catarina. O outro finalista é o projeto Bom Aluno, fundado em Pinhais e presente em mais quatro cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Cada um dos três vencedores receberá R$ 50 mil para investir no aperfeiçoamento ou expansão da tecnologia. Os escolhidos serão conhecidos hoje, 6/11, em São Paulo. (Gazeta do Povo-PR-PR, p. 7, 4/11 – Lenise Aubrift Klenk)

Petrobras leva projeto social ao Ceará Wind

Um grupo de 19 crianças que participam do Programa da Criança d a Petrobras participou de uma clínica de windsurf com a velejadora Dora Bria, durante o Ceará Wind 2001, em Fortaleza. Esse contato com a galerinha é muito legal. É uma forma de divulgar o esporte e mostrar que não bastam os títulos, é preciso fazer algo pela melhoria da auto-estima destas crianças, comentou a atleta. O projeto foi criado pela Petrobras em 1989 e abrange 16 municípios de nove estados brasileiros, beneficiando 3.872 alunos pobres. (Diário do Nordeste-CE-CE, p. Negócios 6, 6/11)

Projeto do Cabo ganha prêmio nacional

Nesta terça-feira (06/11) o programa Jovem em Ação começa a ser gravado por uma equipe de vinte jovens moradores do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. A produção e execução tem que ser rápida porque o produto final é distribuído na quinta-feira para dez rádios comunitárias do município. Há algumas semanas, a equipe passou a entrar no estúdio de gravação com um brilho a mais nos olhos. É que o programa faz parte do projeto Jovens Comunicadores, do Centro das Mulheres do Cabo, único do Nordeste a conquistar o Prêmio Itaú-Unicef – Educação e Participação 2001 na categoria Ações Complementares à Escola. O projeto ganhou de outros 557 concorrentes de todo o País, sendo quatro deles de Pernambuco. O Estatuto da Criança e do Adolescente é o principal foco da atenção desta equipe de jovens que busca informar sobre qualquer tipo de violação dos direitos da criança e do adolescente. A idéia tem a parceria e 10 rádios comunitárias, cinco escolas públicas e dos conselhos de direitos e tutelar do Cabo. (Folha de Pernambuco, Vida Urbana, p. 3, 4/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Itaú Social
  • Petrobras
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional