Terça-feira, 8 de abril de 2003

Por: GIFE| Notícias| 08/04/2003

Febraban vai financiar cisternas no semi-árido

A Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) assina amanhã (9/4), em Brasília (DF), um acordo com o governo federal no qual se compromete a implantar um programa de combate à seca no semi-árido nordestino. A Febraban
construirá dez mil cisternas, para armazenamento de água das chuvas, e promoverá todo o apoio logístico para a sua manutenção. O investimento será de R$ 14 milhões. A Federação também irá lançar uma campanha envolvendo todos as agências bancárias ligadas à entidade, para a captação de doações para o programa. O assessor especial do Presidente da República, Oded Grajew, foi o responsável direto pela consolidação do acordo, que está sendo articulado há dois anos. Grajew conquistou para o projeto apoio da entidade não-governamental Articulação no Semi-Árido (ASA). Antes de assumir o cargo de assessor, Grajew criou a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, entidade do setor de brinquedos que conseguiu reunir 2.500 empresas para apoiar projetos em favor de crianças e adolescentes e dirigiu o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. (Valor Econômico, Ana Cláudia Landi, 8/4)

Programa distribui 22 mil kits da cidadania

O Fórum de Líderes Empresariais Gazeta Mercantil já distribuiu 22 mil “”kits da cidadania”” para empresas patrocinadoras através do Programa de Valorização dos Símbolos Nacionais, criado em 2001. O objetivo é despertar e fortalecer o sentimento cívico dos brasileiros, estimular o exercício da cidadania e difundir o conceito de símbolos nacionais. O kit contém a bandeira nacional em tamanho oficial, bandeirolas, impressos e CD com o Hino Nacional àBandeira, texto de orientação sobre os símbolos nacionais e sua adequada utilização, texto sobre a ecologia, mensagem da empresa patrocinadora e pasta com sua logomarca. Os contatos com empresas patrocinadoras para que possam adquirir os kits começaram para dar início à terceira edição do projeto. O material será distribuído em escolas de ensino básico e profissionalizante. (Gazeta Mercantil, Alberto Sena, Gazeta Mercantil- Nordeste, 8/4)

Ponto final

A Calçados Bibi implanta uma escola profissionalizante em parceria com a Fundação Projeto Pescar, em Parobé (RS). A empresa iniciará uma turma de 15 jovens, no dia 22/4. (Correio do Povo, D. Nunes, 8/4)

Fome Zero

O São Luís Shopping está promovendo, até o dia 19 deste mês, a campanha Páscoa Dez Fome Zero, com uma programação especial para as crianças na Praça de Eventos. O shopping criou um posto para arrecadar voluntariamente alimentos não-perecíveis para a campanha Fome Zero. (O Estado do Maranhão, 8/4)

Inclusão digital beneficiará estudantes de Conquista

Uma das escolas do município de Vitória da Conquista (MG) participará do projeto Incluir, desenvolvido pela empresa Telemar e apresentado ao Ministério das Comunicações. A base é o Projeto Telemar Educação, através do Instituto Telemar, que hoje atinge 51 unidades escolares brasileiras, atendendo a 36 mil estudantes. O principal objetivo é a democratização do conhecimento através do uso da internet, contribuindo para a redução do isolamento e da exclusão das comunidades mais carentes. A meta do governo federal é implantar bases e acessos digitais em 1,1 mil escolas nos próximos quatro anos, dentro do Programa de Universalização dos Serviços de Telefonia. O programa é desenvolvido em duas etapas. Na primeira, a unidade de ensino passa a contar com computadores, acesso à internet, scanner e impressora e os professores recebem treinamento. Na segunda, prevista para o próximo trimestre, será adotado o programa de gestão escolar, com a utilização de um software que reproduz as melhores práticas de gestão escolar. A ferramenta foi desenvolvida por meio de parceria entre a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), a Fundação Brava e unidades de ensino público brasileiras. (Correio da Bahia, 8/4)

Cine Jardim Ângela

No último sábado, o Espaço Criança Esperança, localizado na periferia da Zona Sul de São Paulo, recebeu cerca de mil pessoas, que assistiram ao ar livre cinco curtas-metragens no projeto Cinema na Rua, uma iniciativa do Museu de Arte Moderna (MAM). O objetivo foi levar às pessoas mais pobres uma opção de lazer, além de formar um novo público de cinema e mostrar a eles a produção nacional nesse gênero. O projeto, que já existe há quase dois anos, promoverá nos próximos meses a participação mais ativa dos moradores, apresentando filmes em VHS e película feitos pela comunidade. (Diário de São Paulo, Clayton de Souza, 8/4)

Projeto Tá na Mesa

Acontece hoje (8/4), no Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), a apresentação do espetáculo Santa Ceia. A peça lançará o projeto Tá na Mesa, da Telemig Celular com o grupo Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaí. A bilheteria de todas as apresentações será destinada exclusivamente ao programa Fome Zero em Araçuaí. (Hoje em Dia, Estado de Minas, 8/4)

Empreendimentos Auto-Sustentáveis

Em artigo, o engenheiro Ronald Carreteiro, mestre em administração, ex-diretor de gás natural e alternativos energéticos da Petrobrás Distribuidora e membro do Conselho de Tecnologia da Firjan, destaca a importância do terceiro setor. Relata sua criação e estima que hoje já existam 200 mil organizações no Brasil movimentando cerca de 1,5% do PIB. Conta que na década de 80 foram fundadas várias instituições públicas e privadas com cunho social, como a Fundação Odebrecht, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Educar, a Fundação O Boticário e a Fundação Acesita. “”As fundações deram um forte impulso no desenvolvimento de projetos sociais das empresas públicas e privadas, promovendo a estruturação gerencial das organizações não-governamentais (ONGs) e a profissionalização dos seus quadros de pessoal e de gestão””, conclui Carreteiro. (Gazeta Mercantil – Rio de Janeiro, 8/4)

Furlan reconhece que não é suficiente “”dar o peixe””

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, declarou ontem (7/4), em São Paulo, no lançamento do estudo Criando Valor – o business case para sustentabilidade em mercados emergentes, que para acabar com a fome no Brasil não basta doar alimentos, é preciso desenvolver uma política de geração de empregos duradouros que possam resgatar cidadãos que vivem abaixo da linha de pobreza. O estudo, apresentado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), é parceria entre o Instituto Ethos, a The International Finance Corporation (IFC – Corporação Internacional de Finanças) e a organização SustainAbility. (A Gazeta-MT, Paula Puliti, 8/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Calçados Bibi
  • Federação Brasileira das Associações de Bancos
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Fundação Acesita
  • Fundação Educar
  • Fundação O Boticário
  • Fundação Odebrecht
  • Fundação Projeto Pescar
  • Fundação Roberto Marinho
  • Gazeta Mercantil
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Telemar
  • Telemar
  • Telemig Celular
  • Rémy Martin

  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional