Terça-feira, 9 de abril de 2002

Por: GIFE| Notícias| 09/04/2002

Instituto Telemar

O Instituto Telemar, fundado há dois meses, recebeu da Secretaria Nacional de Justiça a qualificação de empresa da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). A instituição promove ações sociais como o Programa Telemar Educação que levou a Internet para 36 mil estudantes e mil professores de localidades carentes em 16 estados onde a companhia presta serviços. Orientados pela Escola do Futuro da USP, os beneficiados usam a web para elaborar projetos de interesse local. (Meio Norte-PI-PI, p. D4, 7/4 – Helder Eugênio)

Empresa tem programas sociais

As empresas também começam a se preocupar com seu papel na redução da pobreza e implantação de programas que conciliem necessidades econômicas, sociais e ambientais do país. Mas poucas, menos de 100 em um universo de mil grandes companhias, já consolidaram projetos desse tipo. Entre elas está a Nestlé do Brasil, que tem desde programas para aproveitamento racional de alimentos até um trabalho de estímulo na área de educação para alunos do ensino médio, e a Dupont, que desenvolve projetos voltados para áreas como educação, voluntariado e profissionalização de mão-de-obra. (Diário de São Paulo, p. b2, 7/4 – Sandra Motta)

Fundação e Cattan

A rede de lojas Cattan será a primeira empresa pernambucana a apoiar a fundação da Júnior Achievement, que chega ao estado em parceria com o Sebrae. O objetivo é implantar programas de educação econômica e prática nas escolas, despertando o espírito empreend edor. Atualmente, o Júnior Achievement já atua em São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. (Jornal do Commercio-PE-PE, p. 2, 7/4)

Sinal Verde pretende retirar crianças e adolescentes das ruas

O Projeto Sinal Verde pretende devolver 180 crianças e adolescentes que vivem nas ruas do centro de Belo Horizonte às instituições de ensino. O projeto objetiva reestruturar e dar dignidade às famílias de baixa renda, integrando as crianças de zero a seis anos nas instituições de educação infantil e os adolescentes no ensino fundamental. O programa está sendo realizado pela Fundação CDL-Pró Criança juntamente com a Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais. Para que os trabalhos sejam iniciados, será realizada uma pesquisa para identificar as crianças que estão em situação de risco. Será criada, ainda, uma equipe de assistentes sociais e psicólogos para acompanhar de perto as famílias. Os pais das crianças participarão de projetos de qualificação por meio de oficinas e cursos. O presidente da CDL, Manoel Bernardes, ressaltou a importância da participação de voluntários para o bom desenvolvimento do projeto. (Estado de Minas, p. 22 – Mariana Ramos; Diário da Tarde-MG, p. 2 – Mariana Lara – 6/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Cattan
  • Dupont
  • Fundação CDL-Pró Criança
  • Instituto Telemar
  • Nestlé do Brasil
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional