Terça-feira, 9 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 09/09/2003

Presidente destaca participação social

Durante o lançamento do programa federal Brasil Alfabetizado, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou a importância do envolvimento de toda a sociedade no esforço para acabar com o analfabetismo. Lula afirmou que oferecer condições para que todos possam ser alfabetizados é uma obrigação moral, ética e humana. O presidente lembrou ainda de iniciativas do setor empresarial e destacou o programa Telecurso 2º Grau, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho. (Estado de Minas, 9/9)

Um cadastro para classificar as 250 mil ONGs brasileiras

O Centro de Estudos do Terceiro Setor (Cets), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), lança hoje (9/9), em São Paulo, o Mapa do Terceiro Setor, projeto que tem por objetivo cadastrar e reunir informações sobre as organizações não-governamentais e suas atividades no Brasil. Fruto de uma parceria entre as fundações Orsa e Salvador Arena, a iniciativa criará uma base de dados na Internet, disponível para consultas, que já funciona no endereço eletrônico www.mapadoterceirosetor.org.br. Um dos objetivos do Mapa é dar visibilidade às ações de entidades do terceiro setor aos diversos segmentos da sociedade e, assim, estimular parcerias, investimentos, ações de voluntariado e troca de experiências. (Gazeta Mercantil; O Estado de S. Paulo, 9/9, Correio do Povo – RS, 7/9)

Contribuições ao FIA podem crescer 500%

Diretores de 20 indústrias mineiras participaram ontem (8/9), na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), do lançamento do programa Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) – Edição 2003. Voltado para as 100 maiores empresas que atuam no estado, o programa visa a estimular pessoas físicas e jurídicas a destinarem parte do imposto de renda ao FIA. Gerido pelos conselhos municipais e estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, os recursos são repassados para instituições que lidam com crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Segundo Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a expectativa de crescimento na arrecadação de fundos é de 500%. (Hoje em Dia – MG, Jeanette Santos, 9/9)

Ação social e cultura

A Fundação Ford está apoiando um dos mais importantes movimentos sociais do país, o Grupo Cultural Afro Reggae. Nascida na favela de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, a ONG vem desenvolvendo atividades sociais e culturais naquela comunidade e acaba de lançar o livro Da Favela Para o Mundo, publicação que conta a trajetória dos dez anos de vida da organização. (Jornal do Commercio, 9/9)

Ações locais combatem problema

Por meio do programa BB Educar, a Fundação Banco do Brasil está contribuindo com o combate ao analfabetismo no Espirito Santo. Em mais de uma década de atuação no estado, o programa já tirou muitas pessoas das estatísticas de analfabetismo na região. Atualmente, 40 núcleos do projeto que ensina ler e escrever funcionam em território capixaba. A estimativa é que, até o final deste ano,1,5 mil pessoas sejam beneficiadas pelo programa em todo o Espírito Santo. (A Gazeta – ES, 9/9)

Ajuda I

A Fundação Orsa lança em Minas Gerais o livro Município Feliz. A publicação, em forma de cartilha, irá oferecer orientação a prefeitos na busca de financiamentos alternativos e parcerias com a sociedade civil para que seja implantada uma nova política pública, de forma simples barata e eficaz. (Meio Norte – PI, 9/9)

Programa ajuda recém-alfabetizados

Um programa de R$ 5,2 milhões vai ajudar pessoas recém-alfabetizadas a continuar estudando. A iniciativa, intitulada Tecendo o Saber, é fruto da parceria firmada ontem (8/9), em Brasília, entre a Fundação Vale do Rio Doce e a Fundação Roberto Marinho. Entre as ações do projeto está a elaboração de material didático de 1ª a 4ª série específico para adultos e jovens com mais de 15 anos. (O Globo; O Estado do Maranhão, 9/9; Correio Braziliense, 7/9)

TV Cultura estréia “”Guerrilha””

Em parceria com o Instituto Itaú Cultural, a TV Cultura lançou no último domingo (7/9) o programa Guerrilha. A atração tem o público juvenil como alvo e atuará como espaço de debates sobre assuntos como cidadania, cultura e comportamento. Ancorado por Anelis Assumpção, filha do músico Itamar Assumpção, o Guerrilha será exibido semanalmente para 12 estados brasileiros (O Tempo – MG, 7/9)

Cidadania ao Pé da Letra

A Editora Melhoramentos irá promover na volta às aulas em 2004 a campanha Cidadania ao Pé da Letra, em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS). Nesse período, parte da renda obtida com a venda dos Dicionários Michaelis Escolares da Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol será doada para os programas sociais desenvolvidos pelo IAS. A campanha terá o personagem Senninha como garoto-propaganda. (Jornal do Tocantins, 7/9)

Fundação vem combatendo efeitos da exclusão social

Atuando no município de Ribeirópolis (SE) desde 1988, a Fundação Pedro Paes Mendonça vem contribuindo com a mudança do cenário, marcado pelas dificuldades de acesso às áreas básicas de sobrevivência, dos moradores do povoado rural Serra do Machado. A entidade, mantida pelo Grupo João Carlos Paes Mendonça, desenvolve ações ligadas à área de saúde, educação e cultura, abrindo um leque de perspectivas para crianças e adolescentes da comunidade. Entre as atividades desenvolvidas pela fundação estão oficinas de arte, capoeira e música além de assistência a idosos. (Jornal do Commercio – PE, 9/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Editora Melhoramentos
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Ford
  • Fundação Orsa
  • Fundação Pedro Paes Mendonça
  • Fundação Roberto Marinho
  • Fundação Salvador Arena
  • Fundação Vale do Rio Doce
  • Grupo João Carlos Paes Mendonça
  • Instituto Ayrton Senna
  • Itaú Cultural
  • Unimed Florianópolis
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional