Tipitix é lançado pelo Fundo Hydro de Sustentabilidade e Fundação Mitsui Bussan do Brasil

Por: Hydro| Notícias| 22/03/2021

O Fundo de Sustentabilidade Hydro e a Fundação Mitsui Bussan do Brasil se unem na promoção de soluções de desenvolvimento sustentável na Amazônia, com o lançamento do Tipitix – Empreendedorismo agroalimentar comunitário, em Barcarena. O projeto visa apoiar a geração de renda de agricultores do município, ao aumentar a qualidade e o valor agregado da produção local, em especial, da mandioca, permitindo que alcance diferentes mercados e consumidores. Investimento voluntário e espontâneo, a iniciativa receberá o valor de R$ 1,5 milhão para instalação de uma unidade de beneficiamento, que oferecerá oportunidades a empreendedores e grupos sociais da região.

“O Fundo de Sustentabilidade Hydro é um parceiro comprometido com os territórios onde atua, ouvindo das comunidades quais são os desafios e atuando para viabilizar soluções sustentáveis. Por meio desta parceria com a Fundação Mitsui Bussan do Brasil, pretendemos gerar valor e novos negócios na cadeia da mandioca, melhorando a sua organização, produção e comercialização. Apostamos no investimento de longo prazo em conhecimento, diálogo e capacitação técnica para melhoria da qualidade de vida na Amazônia”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor de Desenvolvimento Territorial da Hydro.

“A Fundação Mitsui Bussan do Brasil tem como objetivo devolver à sociedade brasileira as oportunidades que foram dadas à Mitsui & Co para viabilizar os inúmeros negócios que realizamos no Brasil há mais de 70 anos, apoiando o desenvolvimento socioeconômico do país. Para nós, esta parceria com a HSF está totalmente alinhada com o propósito da Fundação Mitsui Bussan do Brasil, impactando positivamente o desenvolvimento socioeconômico de Barcarena. Acreditamos que a capacitação profissional e o apoio financeiro são essenciais para o desenvolvimento humano dos mais necessitados e estamos muito felizes por poder apoiar esta causa juntamente com o FSH”, acrescenta Masahiro Mizuhashi, presidente de Fundação Mitsui Bussan do Brasi

Além de um espaço para o beneficiamento da mandioca, dando origem a vários produtos, o Tipitix proverá estratégias de marketing e comercialização, facilitando o acesso desses produtos ao mercado e a novos compradores, como pequenos estabelecimentos comerciais da região, operadores de restaurantes industriais de Barcarena e startups de inovação na cadeia agroalimentar. O projeto, que tem duração de 12 meses, prevê ainda a oferta de microcrédito aos beneficiários, que serão pessoas e organizações dos elos da cadeia de valor da mandioca. A expectativa é que atenda, em seu primeiro ano, 200 produtores familiares de mandioca e derivados.

O Instituto Peabiru é o parceiro implementador do Tipitix e ficará responsável pela administração inicial do projeto, até que seja fortalecido um grupo local para sua gestão no futuro. Também fará a mobilização e seleção dos beneficiários da unidade de negócio. A seleção dos usuários buscará garantir, de forma ampla e equitativa no território, o acesso dos diversos grupos produtivos locais às oportunidades oferecidas pelo projeto. Esse processo se inicia com a definição de critérios de participação, elaboração e lançamento de uma chamada pública, seleção de participantes e cadastro e formalização dos beneficiários.

Ciclo de Desenvolvimento de Negócios

Juntamente com o lançamento do Tipitix, está aberto o edital do primeiro Ciclo de Desenvolvimento de Negócios, que terá a participação de dez empreendedores, individuais ou em grupos, durante três meses. As inscrições dos interessados se iniciam no dia 17/03 e, em seguida, a equipe do projeto entrará em contato com os candidatos para apresentação da ideia de negócio. É fundamental que as iniciativas propostas tenham como objetivo o beneficiamento e/ou a comercialização de produtos da agricultura familiar de Barcarena.

Os selecionados serão divulgados no dia 20/04. Eles receberão suporte em assessoria técnica na adequação de seu modelo de negócio; infraestrutura para o beneficiamento de sua produção; apoio em design, crédito e assessoria comercial para colocar o produto e/ou serviço no mercado; assim como suporte administrativo e contábil para os procedimentos referentes à formalização e gestão do negócio. Mais informações no edital publicado no site www.hydro.com.

O que é o Tipiti?

O Tipiti é um artefato indígena de trabalho utilizado, até os dias atuais, no beneficiamento da mandioca e cultura alimentar das comunidades. Confeccionado com palmeiras de palha da região, é uma ferramenta única e secular, que representa afeto, tecnologia e subsistência na Amazônia. É trançado em um formato de tubo, que funciona como uma espécie de prensa, nele é colocado a massa da mandioca que será espremida. Daí se extrai um caldo amarelo que dá origem ao famoso tucupi, e a massa, depois de seca, é transformada em farinha.

O nome Tipitix para unidade de negócios soma a herança ancestral ao “x”, representando o cruzamento entre tradição e o moderno em uma rede de atores para o desenvolvimento sustentável.

Sobre o Fundo de Sustentabilidade Hydro

Organização sem fins lucrativos criada em 2019 para promover o desenvolvimento sustentável e apoiar projetos de base comunitária, a partir das diretrizes apontadas no âmbito da Iniciativa Barcarena Sustentável. Financia projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, com linhas de investimento com base em demandas reais do território. O Fundo é mantido pelas empresas Hydro, Albras e Alunorte, e possui compromisso de investimento de R$100 milhões em 10 anos.

Sobre a Fundação Mitsui Bussan

A Fundação Mitsui Bussan do Brasil foi constituída em fevereiro de 2008 pela Mitsui & Co. (Brasil) S.A., Mitsui Rail Capital Latin America (MRCLA), Mitsui Alimentos e Mitsui Gás e Energia do Brasil. A Fundação apoia atividades nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Intercâmbio Bilateral entre o Japão e o Brasil, a fim de contribuir para o fortalecimento da amizade e o desenvolvimento de parcerias entre estes dois países.

Associados

Hydro

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional