TV Globo convoca alunos a compartilharem boas ideias no programa “Como será?”

Por: GIFE| Notícias| 13/04/2015

Alguns estudantes se apropriam tanto do conhecimento que adquirem durante as aulas na escola que decidem ir além e, de fato, aplicarem o que aprenderam no seu dia-a-dia. São alunos como esses que o programa “Como Será?”, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, está em busca para o seu novo quadro “Aluno Nota 11”.

A novidade vai ao ar no dia 25 de abril e pretende contar histórias de alunos que promoveram ações transformadoras em casa ou na comunidade onde vivem a partir do que aprenderam na escola.

“Educação, dentro e fora da escola, é o nosso compromisso acima de tudo. No ano passado focamos os professores e, agora, decidimos valorizar os alunos. Mostrar como a escola pode contribuir com a sociedade além de seus muros é importante e é um fato. Nós realmente esperamos que este quadro inspire outros pais, professores, diretores de escola e, é claro, alunos. Queremos que os telespectadores vejam que vale a pena estudar, acreditem na juventude e investam nos professores”, ressalta Mauricio Yared, diretor do programa.

A primeira história do novo quadro será a respeito de um grupo de estudantes de uma escola estadual da cidade de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. Os alunos decidiram unir os conhecimentos da aula de física a respeito do “Princípio de Arquimedes” para colaborar com a sustentabilidade do planeta. A ideia é simples: encher de água uma garrafinha que recebem no lanche e colocá-la na caixa acoplada ao vaso sanitário. Com isso, eles “enganam” a descarga, que utiliza menos água a cada acionamento. Assim, ao invés de consumir 8 litros, elas dimuem para 7 litros. Essa nova prática passou a ser adotada não apenas nos banheiros da escola, mas foi disseminada para todas as famílias e comunidade.

Várias histórias já foram identificas, mas o programa está em busca de outros bons exemplos para compor o quadro, que ficará no ar até o final de julho. Os estudantes – individualmente ou em grupo – que tiveram interesse em contar suas práticas podem acessar o site do Como Será?, e clicar na seção VC no Como Será?

O programa, que ocupa a faixa das 6h às 8h nas manhãs de sábado na Globo, é reprisado na GloboNews e no Canal Futura, aos domingos, às 6h05 e às 15h, respectivamente.

A TV Globo e a Fundação Roberto Marinho são associadas do GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional