UBS Brasil é o mais novo associado do GIFE

Por: GIFE| Notícias| 09/11/2015

Com a motivação de compartilhar com os investidores sociais no Brasil a experiência e o conhecimento na área de filantropia e impact investing que adquiriu globalmente, o banco suíço UBS acaba de se tornar associado ao GIFE. A instituição é reconhecida mundialmente pelos serviços financeiros destinados à filantropia, tendo recebido por três anos consecutivos o prêmio de melhor banco para serviços em filantropia pela revista Euromoney.

“O UBS é considerado um dos precursores nestas duas áreas, principalmente porque seus clientes são famílias de alta renda e que querem se envolver em filantropia. Isso é uma tendência muito forte e vem crescente ao longo dos anos. Com isso, começamos a buscar soluções sociais que pudessem atender à essa ansiedade dos nossos clientes. Tornou-se uma prioridade importante para o banco”, destaca Sylvia Coutinho, presidente do UBS no Brasil.

Entre as iniciativas globais do UBS com impacto também no Brasil está o apoio à The Optimus Foundation, que financia mundialmente projetos e, no país, os recursos vão para o Instituto ABCD que visa melhorar a educação na região amazônica. Para cada dólar doado à fundação, o UBS coloca mais um, além de arcar com todos os gastos de gestão e administração. Em 2014, foram doados cerca de 40 milhões de francos suíços aos projetos em diversas partes do mundo.

Outra ação promovida pelo UBS foi o lançamento da publicação “Da Prosperidade ao Propósito – Perspectivas sobre a Filantropia e Investimento Social Privado na América Latina”, realizada em parceria com a Universidade de Harvard (clique aqui para acessar), e que também foi apresentada em encontro no Brasil.

No país, o UBS desenvolve ou apoia outros projetos, como o Visionaris – Prêmio UBS ao Empreendedor Social, realizado em parceria com a Ashoka, que busca identificar empreendedores sociais que estejam constantemente à procura de soluções inovadoras em suas organizações e que elaboram mecanismos para torná-las possíveis.

Em sua sétima edição, a premiação será entrege no dia 12 de novembro, em São Paulo. Na ocasião, será conhecido o grande ganhador, entre os quatro finalistas: Rede Asta, Gastromotiva, Instituto Empreender e Instituto Imaflora. Esses finalistas apresentaram seus projetos para um comitê de seleção composto por clientes e convidados com atuação no campo social. Cada um deles irá receber 5 mil dólares e o vencedor 25 mil dólares, que deverá ser aplicado em sua organização para a maximização de resultados.

Renata Monguzzi, gerente Marketing e Comunicação UBS Brasil, destaca que, além do reconhecimento do banco, o prêmio traz outros benefícios aos vencedores, como a possibilidade de participar de uma rede de empreendedores e investidores sociais. “A partir desse contato, muitas iniciativas foram realizadas em parceria e os empreendedores conseguiram apoio para novas ações”, comenta.

Uma novidade deste ano foi a criação do Programa English for Teaching, realizado pelo British Council por meio de um convênio com a Parceiros da Educação, e co-financiado pelo UBS. O objetivo é oferecer um curso de formação continuada na língua inglesa e sua aplicação pedagógica a 40 professores de inglês da rede estadual de São Paulo.

Eles participam de aulas presenciais e atividades online, além de receberem materiais para o aprimoramento da sua prática em sala de aula. Ao final do curso, os três professores que mais se destacarem serão premiados com vivências e aperfeiçoamento da língua inglesa durante quatro semanas no Reino Unido. O programa teve início em agosto segue com este grupo até 2017.

“Tendo em vista que somos um banco global, presente em mais de 50 países, entendemos que seria muito relevante apoiarmos essa iniciativa, pois a língua inglesa hoje é fundamental. Além disso, percebemos que trata-se de uma demanda no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo British Council apontou que menos de 5% dos brasileiros são fluentes em inglês”, explica Renata.

Ainda em 2015, o UBS Brasil pretende envolver mais seus próprios funcionários em ações sociais. Em parceria com a organização Atados, o UBS Brasil mobilizará os funcionários para participar de  atividades voluntárias no dia 05 de dezembro. A ideia é engajá-los na reforma da brinquedoteca de uma instituição.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional