Última chamada para inscrições no edital de seleção do Programa Liderar

Por: GIFE| Editais| 26/01/2015

Ainda dá tempo de se inscrever no processo seletivo do Programa Liderar, realizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com a Escola de Ativismo, com o apoio do Instituto C&A. A iniciativa selecionará 15 lideranças comunitárias, que representem povos e comunidades tradicionais da Amazônia, em 17 cidades dos estados do Amazonas e do Pará. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2015.

A terceira edição do programa, a primeira aconteceu em 2013, pretende contribuir para que lideranças da sociedade civil da região se desenvolvam e atuem como agentes transformadores para promover a defesa dos direitos sociais, ambientais e territoriais dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

O Liderar terá duração de dez meses. Nesse período os selecionados participarão de um programa de aprendizagem continuada, sendo que cada um poderá assistir até quatro encontros formativos presenciais ao longo de 2015. Os encontros poderão acontecer nas cidades de Manaus, Belém e/ou Brasília. Cada participante receberá orientação político-pedagógica, conforme suas necessidades específicas. O objetivo é auxiliar as lideranças na definição do seu projeto de intervenção em suas organizações e em seus contextos de atuação, durante e após o encerramento do programa. Além disso, as lideranças também receberão uma bolsa-auxílio, com repasse de um valor fixo mensal para ajuda de custo com despesas pessoais durante o período do curso.

Entre os critérios de seleção estão: participação em organizações da sociedade civil local; inserção social e política no contexto de suas comunidades e compromisso com a organização ou comunidade base em que atua; participação em processos coletivos que envolvem suas comunidades e reconhecimento por suas qualidades e capacidades como líderes; necessidade de apoio no nível de formação e informação, para melhorar a qualidade de sua atuação; facilidade em lidar com as comunidades (comunicação, dinamismo e articulação); residência e atuação nas localidades foco do edital; e disponibilidade e tempo para as atividades propostas pelo Programa Liderar.

No Amazonas, os municípios contemplados pelo edital são Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Apuí, Pauiní, Manicoré e Novo Aripuanã. Já no Pará os municípios são Almeirim, Altamira, Brasil Novo, Breves, Itaituba, Melgaço, Portel, Santarém e São Félix do Xingu.

Interessados em participar da seleção devem enviar formulário de inscrição e carta da organização local em que atuam para o e-mail [email protected], com cópia para [email protected]. As inscrições para o edital poderão ser realizadas até o dia 31 de janeiro.

O formulário de inscrição e o edital do programa estão disponíveis no site do IEB.

O Instituto C&A é associado GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional