Um conselho que vale a pena

Por: GIFE| Notícias| 23/05/2008

René Steuer *

Ninguém questiona que a boa direção leva uma Instituição a lograr seus objetivos, a crescer e a ter êxito. Governança de qualidade facilita a conquista de metas. Seja em nível de país, estado, município e certamente em uma entidade do Terceiro Setor.

Muitas organizações dependem de uma pessoa ou de poucos. Situação esta perigosa, que ameaça sua estabilidade e continuidade. Se aquele que concentra o poder em suas mãos não mais puder dar tanta dedicação à instituição, ou se perder o interesse, ou não mais estiver disponível, a organização corre o risco de decretar seu atestado de óbito.

Uma forma válida e inteligente de fortalecer a direção da instituição é através de um Conselho de Administração. Mais adiante apresentaremos várias ponderações que esperamos que levarão vocês a reconhecerem o grande valor deste poderoso aliado.

Nos países mais adiantados quanto à condução de organizações sem fins lucrativos, os Conselhos estão sempre presentes na boa gestão.

Na sua instituição existe um Conselho de Administração? Se sua entidade é amostra representativa do que ocorre em nossa geografia, certamente pelo menos sete em cada dez de vocês responderá que não. Má e boa noticia…Má porque lhe falta uma poderosa e muito importante ferramenta para melhor desenvolver sua entidade. Boa porque você está com uma ótima oportunidade de profissionalizar sua organização.

No dia 20 de Abril estivemos num Seminario da Assessoria e Desenvolvimento para a Excelência do Terceiro Setor (Adets). Havia cerca de 20 entidades presentes. Perguntamos quantas tinham um Conselho de Administração. Só 15% disseram que sim.

No mês passado fizemos uma pesquisa com 21 entidades de 12 países das Américas. São associadas da Alianza Latina(organização latino-americana de apoio a pacientes com enfermidades hematológicas.). Também lhes perguntamos quantas possuíam um Conselho de Administração. Resultado: 81% disseram que não.

Este pouco uso de Conselho de Administração significa principalmente o grande desconhecimento dos benefícios que o mesmo pode e deve trazer.

Mas, o que faz um Conselho de Administração? Cada entidade deve definir o que deseja que seu Conselho faça. Aqui alguns exemplos:

– Determinar (Revisar) a Missão e os objetivos da Organização;
– Selecionar seu principal dirigente;
– Avaliar seu principal dirigente;
– Contribuir para a efetividade do Planejamento;
– Construir a imagem pública da Organização;
– Participar integralmente da Captação de Recursos.

Há exatos 20 anos (em 1988), criou-se nos Estados Unidos da América a “”National Center for Non-Profit Boards””, entidade que em 2002 passou a chamar-se “”BoardSource””. Esta entidade tem a Missão de “”aumentar a efetividade das organizações não-lucrativas através do fortalecimento de seus Conselhos””. Para maiores detalhes, recomendo o site: www.boardsource.org.

Os membros do Conselho de Administração podem (e devem!) adicionar conhecimento e experiência à entidade. Analisem de que conhecimento carece sua organização. Vocês são bons em Marketing? Entendem bem temas relacionados a marco legal? Dominam as questões fiscais?

Considerem fortalecer sua organização convidando especialistas nestes conhecimentos para fazer parte de seu Conselho.

Uma vez estabelecido o conselho, surgirá o desafio de manter seus integrantes motivados, “”ligados”” na entidade. Aqui, como membro do conselho da Associação Educacional para Adolescentes e Crianças (Cepac) recomendo nossa experiência. Liguem os Conselheiros a atividades específicas da entidade: administração, planejamento, projetos, captação etc. Eles não devem dirigir estas atividades, pois isto cabe a Diretoria. Eles sim, participarão de projetos, serão “”recursos”” para a Diretoria.

O Conselho pode ser um importante diferencial no sucesso e crescimento de sua entidade. O que você espera? Mãos à obra!!!

* René Steuer é Bachelor of Arts (Psicologia) pelo Amherst College de Massachusetts, USA. Professor do Instituto Procura, do México. Trabalhou em Marketing e Administração na Richardson Vicks e Procter & Gamble no Brasil, México e Venezuela. Foi um dos fundadores e preside o conselho da ABCR. Palestrante em Gestão e Captação de Recursos no Brasil e diversos países. Como consultor no Terceiro Setor trabalhou com a EASP-FGV, Hospital das Clinicas, Comunidade Solidária, Hospital do Câncer, Artemísia, Aldeias Infantis, OAF, CEPA C, Colégio Santo Américo.

Este artigo foi originalmente publicado na edição de maio da revista Integração, publicação do CETS. Leia a publicação on line..

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