Uma aliança pela sustentabilidade

Por: GIFE| Notícias| 23/05/2008

Os moradores da Vila Morato, em Guaraqueçaba (PR), ganharam um aliado importante para fortalecer e integrar os microempreendedores da Associação de Artesãos local. A Aliança Empreendedora, com o apoio da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, está realizando projeto para ampliar as alternativas de geração de trabalho, renda e desenvolvimento econômico de forma sustentável. “”É uma comunidade que estava muito acostumada com doações e somente com a produção. Nosso desafio inicial está sendo desenvolver a autonomia no trabalho””, conta a gerente de projetos da Aliança, Marina Egg Batista.

A realidade da Vila Morato envolve características próprias, como a existência de uma área natural protegida, a Reserva Natural Salto Morato, e outros projetos de conservação da natureza ao seu redor. Além disso, trata-se de um local isolado, com cultura própria e poucos recursos financeiros. Portanto, também é necessário um trabalho de descoberta das possibilidades sustentáveis. “”Com o projeto, pretendemos fortalecer a Associação, fazendo desta uma fonte de renda para as famílias, além de iniciar processos de inclusão e desenvolvimento social e econômico da região””, explica Marina.

Para a gerente de projetos ambientais da fundação, Leide Takahashi, viabilizar o projeto foi um caminho para fortalecer a Associação dos Artesãos, pois os moradores da Vila Morato fazem parte da comunidade do entorno da Reserva Natural Salto Morato. “”É importante que eles tenham possibilidade de desenvolvimento, com opções menos agressivas ao ambiente natural. Por meio do projeto, esperamos melhorar os rendimentos de cada associado e sua qualidade de vida””, afirma.

Segundo o diagnóstico feito pela Aliança, a comunidade local estava acostumada a receber pessoas e projetos que pretendiam ajudar a Associação, mas com pouca efetividade.””Ao chegarmos, encontramos esse desafio de mostrar para eles que estávamos ali para trabalharmos juntos mas que a Associação era deles, inclusive várias responsabilidades deveriam ser assumidas por eles mesmos””, conta Marina.

Com isso, nem todos toparam continuar. Mas os que ficaram estão interessados, comprometidos e participam dos encontros promovidos pela Aliança, inclusive do projeto “”Acredite e Realize””. “”Nesse caso, o objetivo foi fixar conceitos de empreendedorismo, apresentar casos e exemplos bem e mal sucedidos de iniciativas comunitárias ou individuais geradoras de renda, e promover o despertar da auto-estima e a diminuição da insegurança””, explica Marina.

Com o levantamento de pontos forte, fracos, oportunidades e ameaças, o próximo passo é desenhar o Planejamento e Projeto de Futuro, com as idéias, planos e ações de crescimento e desenvolvimento da Associação, tanto para direcionar quanto para inspirar o trabalho da comunidade. “”Também realizamos assessorias para a criação de um plano de negócios simplificado, no intuito de gerar mais conhecimento sobre mercado, concorrência, produto e setor envolvidos. Com isso, fica mais claro definir oportunidades e locais de venda, maneiras de divulgação, custos e precificação dos produtos””, explica Marina.

Durante as assessorias também são trabalhados temas como liderança, trabalho em equipe, resolução de conflitos, organização e planejamento pessoal, distribuição de tarefas, apresentação pessoal, atendimento ao cliente, marketing, divulgação e vendas, produção e qualidade, gestão e educação financeira pessoa e para o grupo, parcerias, responsabilidade social, desenvolvimento local e inovação, design e valor agregado.

Em breve, acontecerão atividades de design, realizadas pela ONG DIA – Design, Inovação e Arte. A comercialização será facilitada pela Solidarium – Comércio Ético e Justo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional