UNESCO seleciona projetos que receberão apoio financeiro pelo Criança Esperança 2017

Por: GIFE| Notícias| 24/10/2016

Estão abertas as inscrições, até o dia 31 de outubro, para organizações não governamentais interessadas em participar do processo seletivo Criança Esperança 2017. A iniciativa foi criada há 30 anos pela Rede Globo e tem como parceira a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Mais de 300 milhões de reais em doações já foram investidos no país em mais de 5 mil projetos sociais, beneficiando mais de 4 milhões de crianças e adolescentes.

O edital é destinado a entidades que desenvolvam projetos que têm como público crianças, adolescentes e/ou jovens. O objetivo é promover a inclusão social, o empoderamento e o desenvolvimento humano e social, por meio de ações de educação, esporte, cultura, comunicação e informação e meio ambiente.

Os recursos arrecadados pela campanha são depositados diretamente na conta da UNESCO, que é responsável pela escolha dos projetos, por meio de edital público e aberto anualmente. Após a seleção, a UNESCO monitora e faz o acompanhamento técnico e financeiro das organizações apoiadas.

Poderão ser apresentados projetos, por exemplo, de educação preventiva para HIV/Aids; educação para o desenvolvimento sustentável; estímulo à leitura e ao desenvolvimento de bibliotecas; alfabetização funcional; acesso de jovens à comunicação e à informação, ao conhecimento e, também, ao uso e desenvolvimento de novas tecnologias; entre outros.

Todas as iniciativas deverão contribuir direta ou indiretamente para a superação da pobreza e/ou vulnerabilidade e risco social vivenciados por seus beneficiários. A organização proponente deve preencher também alguns critérios de elegibilidade: ter, no mínimo, três anos de fundação e atuação e estar inscrita no Conselho Municipal e/ou Estadual e/ou Nacional de sua área de atuação.

Os projetos serão avaliados pela UNESCO segundo critérios como inovação, replicação, sustentabilidade, legitimidade, impacto e eficácia, e proposta metodológica. Além disso, o edital aponta alguns quesitos obrigatórios que deverão constar nas propostas a serem apresentadas pelas organizações: a) estímulo à permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola; b) existência de capacidade instalada da organização proponente; c) existência de capacidade financeira e administrativa para a gestão dos recursos que serão administrados; d) atuação com participação comunitária; e) estímulo e promoção do fortalecimento do vínculo familiar; e f) capacidade de contribuir para a promoção do desenvolvimento da comunidade local.

Em 2016, 62 iniciativas estão recebendo apoio financeiro do programa em várias regiões do Brasil, além dos três Espaços Criança Esperança localizados no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. É possível fazer doações durante o ano inteiro pelo site do Criança Esperança.

As iniciativas escolhidas serão financiadas em 2018 com verbas que poderão variar de 60 mil a 300 mil reais. O montante oferecido a cada programa será calculado de acordo com as solicitações e a escala das atividades.

Inscrições

As organizações interessadas em participar podem acessar o edital completo e depois cadastrar o seu projeto. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional