Unicef divulga relatório mundial sobre a situação da infância
Por: GIFE| Notícias| 21/01/2008Em 2006, 9,7 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade morreram em todo o mundo. Pela primeira vez na história recente, esse número caiu abaixo de 10 milhões. No entanto, não há espaço para grandes comemorações.
Na sua maioria, essas mortes poderiam ter sido evitadas. No relatório Situação Mundial da Infância 2008, que será lançado no próximo dia 22 de janeiro, o UNICEF pede uma ação conjunta para alcançar os milhões de crianças ainda excluídas das intervenções de saúde.
O documento apresenta avaliações da situação atual da sobrevivência infantil e de cuidados básicos de saúde para mães, recém-nascidos e crianças.
A publicação também traz o ranking de 194 países e territórios de acordo com sua taxa de mortalidade de menores de 5 anos, um indicador crítico do bem-estar da criança.
No Brasil, o UNICEF apresenta a situação das crianças brasileiras de até 6 anos de idade; os avanços e os desafios em relação à primeira infância no País. O UNICEF divulga também o ranking das 27 Unidades da Federação de acordo com o Índice de Desenvolvimento Infantil 2006.
O relatório Situação Mundial da Infância 2008 – Sobrevivência Infantil estará disponível na internet (www.unicef.org.br), em português, a partir das 10h30 da terça-feira, 22 de janeiro.