“Unicef lança “”Mudanças Climáticas e Infância”””

Por: GIFE| Notícias| 03/01/2008

O Unicef lançou uma publicação que reflete as preocupações das crianças e dos jovens com as mudanças climáticas. A publicação, intitulada “”Mudanças Climáticas e Infância””, discute os efeitos das mudanças climáticas na saúde e no desenvolvimento infantil e coincide com a reunião de líderes mundiais na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Bali.

“”Quando pedimos aos jovens que falem sobre suas preocupações com o mundo em que vivem, um assunto que vem à tona enfaticamente são as mudanças climáticas””, disse a Diretora Executiva do Unicef, Ann M. Veneman. “”Apesar de ainda termos muito que descobrir sobre as conseqüências das mudanças climáticas, o desenvolvimento econômico e social não será sustentável enquanto não encararmos decididamente esta questão””, complementa.

Ao mesmo tempo em que se realiza a conferência de Bali, realiza-se também a reunião plenária de alto nível comemorativa da Assembléia Geral da ONU dedicada às crianças e aos adolescentes, na sede da ONU, em Nova Iorque. Essa reunião, conhecida como Um mundo para as crianças + 5 (WFFC+5), fará o acompanhamento das recomendações da Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre a Criança, de 2002.

Mudanças Climáticas e Infância será lançada num evento paralelo especial do WFFC+5, a convite do governo da Grécia, e também fará a ponte entre a infância e as mudanças climáticas – dois assuntos que as reuniões intergovernamentais estão discutindo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um quarto de todas as mortes são atribuídas a fatores ambientais, e esse número sobe para mais de um terço quando se trata da mortalidade de crianças abaixo de 14 anos.

Outra recente publicação do Unicef – um compêndio estatístico sobre o avanço em direção aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, intitulado “”Progresso para as crianças””, apresenta dados abrangentes sobre a melhora nas taxas de mortalidade infantil desde 1990.

Porém, as três principais causas de morte de crianças menores de 5 anos – infecções respiratórias, doenças diarréicas e malária – estão fortemente relacionadas a fatores ambientais. A OMS estima que as mortes por asma, uma doença crônica comum na infância, possam aumentar em cerca de 20% até 2016 a menos que sejam tomadas medidas urgentes para reduzir as emissões de veículos e fábricas.

O Unicef vem trabalhando em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e com a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Unfccc), entre outros, no desenvolvimento de uma estratégia para promover ambientes saudáveis e seguros para as crianças. Essa estratégia vai concentrar-se em medidas destinadas a evitar e reduzir os riscos ambientais à sobrevivência, proteção e educação infantil, ao mesmo tempo em que aumentará a capacidade de atender as necessidades das crianças em situações de crise humanitária relacionada a mudanças climáticas.

Apesar de grande parte dos recursos do planeta estar sendo ameaçada pelas mudanças climáticas, existe um importante recurso renovável encontrado em abundância: o poder dos jovens de realizar mudanças. Junto com seus parceiros, o Unicef está desenvolvendo um pacote de recursos de educação ambiental para apoiar os esforços governamentais de capacitar as crianças para proteger e recuperar os ambientes em que vivem.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional