Unicef lança pacto nacional pelas crianças do semi-árido brasileiro

Por: GIFE| Notícias| 04/04/2005

Na última quarta-feira (30/3), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apresentou com exclusividade para líderes de fundações e institutos privados, organizações não-governamentais e empresários, em São Paulo (SP), novas ações que têm como objetivo difundir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em municípios do semi-árido brasileiro – formado por municípios dos nove estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo.

Por meio do Selo Unicef – Município Aprovado, a instituição convidará cerca de 1,5 mil prefeitos da região a dar prioridade a crianças e adolescentes. O Unicef apoiará tecnicamente os municípios e reconhecerá aqueles que cumprirem metas em educação, saúde, redução de trabalho infantil, proteção e mobilização social. Entre outras ações, eles serão estimulados a desenvolver programas de reforço a programas de vacinação, atendimento pré-natal, água potável nas escolas e combate à repetência e ao abandono escolar.

Segundo dados do Unicef, na região do semi-árido, 75% das crianças eadolescentes vivem em famílias consideradas pobres, quando a média nacional para a mesma faixa etária é de 45%. Em 95% dos municípios da região, a taxa de mortalidade infantil é quase o dobro da média nacional.

O Selo Unicef – Município Aprovado faz parte do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido, uma iniciativa que reúne governos e sociedade civil pela melhoria das condições de vida dos 11 milhões de meninos e meninas da região.

A apresentação para a sociedade do Pacto Nacional e o lançamento oficial do Selo Unicef – Município Aprovado acontece nesta quinta-feira (7/4), em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), às margens do Rio São Francisco. A partir desta data, estarão abertas as inscrições para os prefeitos dos municípios do semi-árido. Outras informações podem ser obtidas no site www.unicef.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional