Unicef lança relatório Progresso Para as Crianças

Por: GIFE| Notícias| 17/12/2007

No último ano, o número de crianças que morreram antes dos cinco anos foi inferior a 10 milhões, índice que até 1960, girava em torno de 20 milhões por ano. Além disso, entre 1990 e 2004, mais de 1,2 bilhão de pessoas tiveram acesso à água potável. Esses dados constam em um novo relatório publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Em “”Progresso para as crianças: Uma análise estatística de um mundo para as crianças””, o Unicef analisa os progressos sobre Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em quatro esferas prioritárias para a infância: promoção de uma vida sã, educação de qualidade, luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e proteção contra os maus tratos, a exploração e a violência.

O relatório é a compilação dos avanços acerca das metas para a infância estabelecidas pela Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas a Favor da Infância, realizada em maio de 2002, quando, pela primeira vez, a Assembléia Geral da ONU se reuniu com o único propósito de discutir temas relacionados com a infância. Durante o encontro, chefes de Estado e de Governo se comprometeram em criar “”Um mundo apropriado paras as crianças”” e fixaram metas a serem cumpridas até o final de 2010.

No documento, o Brasil é citado como um dos países a caminho de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no item mortalidade entre menores de 5 anos. A taxa no País, segundo os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 29,9 mortes por mil nascidos. Já nos 47 países onde se apresenta 95% das mortes por sarampo, a cobertura de vacinação contra esta enfermidade subiu de 57% em 1990 para 68% em 2006.

O relatório, na íntegra, em inglês ou espanhol, está disponível em www.unicef.org.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional