“Unir e fortalecer para transformar” é tema da ONG Brasil 2013

Por: GIFE| Notícias| 02/12/2013

A ONG Brasil deste ano aconteceu nos dias 28 a 30 no Expo Center Norte, em São Paulo, e teve como tema “Unir e fortalecer para transformar”. Em sua 5ª edição, o evento contou com mais de 500 ONGs expondo seus trabalhos, além de um espaço de discussão e palestras. O objetivo da ONG Brasil é fomentar e impulsionar o desenvolvimento social do Brasil.

O GIFE apoiou o evento e esteve presente no espaço intitulado “Redes Pelos Direitos Sociais e Bens Comuns” com as organizações Abong, CESE, Plataforma Pela Reforma do Sistema Político, Organizações da Sociedade Civil e Articulação D3. Andre Degenszajn, secretário geral do GIFE, esteve presente na fala de abertura da ONG Brasil, quando comentou sobre a importância deste tipo de iniciativa para o fortalecimento de organizações da sociedade civil.

Mais de 15 mil pessoas participaram nos três dias, divididas entre a Feira e o Congresso. Alguns destaques do evento foram o “Dia De Doar”, que foi lançado no sábado dia 30 de novembro. O projeto é parte do Movimento Por uma Cultura de Doação, que entregou um ofício à secretaria geral da presidência solicitando apoio para mobilização nacional pelo fortalecimento da cultura de doação no Brasil.

Além disso, Articulação D3, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – Abong, Instituto Reos e Secretaria-Geral da Presidência da República promoveram o lançamento do Relatório Sociedade Civil 2023: quatro cenários transformadores para inspirar, desafiar e estimular o futuro da sociedade civil organizada no Brasil.

A D3 é um grupo diverso de atores de todas as regiões do Brasil que representam organizações da sociedade civil, movimentos sociais, governo, empresas, universidades, mídias e coletivos de jovens, que se reuniu para construir cenários sobre o futuro da sociedade civil organizada no país. Estes expressaram suas visões sobre o presente e o futuro por meio de entrevistas, oficinas presenciais e mensagens pela internet.

O grupo criou quatro cenários, e batizou estes cenários inspirados em brincadeiras infantis: o Mestre mandou, em que todos seguem um guia; a Amarelinha, em que é preciso se equilibrar para sair do inferno e chegar no céu; o Passa anel, onde o negócio é dissimular para quem foi passada a joia; e a Ciranda, onde todos se dão as mãos para cantar e dançar juntos.

Para saber mais, acesse: www.ongbrasil.com.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional