Valorização dos diretores é destaque em consulta pública e programa do Instituto Votorantim
Por: GIFE| Notícias| 02/03/2015Que tal dar sua opinião sobre o trabalho dos diretores escolares e ajudar na elaboração de um programa de valorização destes profissionais que atuam nas escolas públicas de ensino básico do país? Esse é o convite feito pelo Ministério da Educação (MEC) na consulta pública “Diretor Faz Diferença”, que está aberta até hoje, dia 02 de março.
Para participar, basta preencher o questionário online disponível. O objetivo da iniciativa é que alunos, pais, professores, gestores, comunidade escolar, estudiosos e demais interessados façam propostas, sugestões e comentários sobre o tema.
O questionário conta com duas perguntas: “”Como você avalia a importância de um diretor de escola de educação básica?”” e “”Como você entende que pode ser valorizado o papel do diretor de escola de educação básica?””. Há espaço ainda para outros comentários e envio de materiais anexados. Após a consulta, o MEC irá sistematizar e analizar as propostas que servirão para um debate público sobre a criação do programa “Diretor Principal”.
Anna Colacino, coordenadora do Parceria Votorantim pela Educação (PVE), do Instituto Votorantim, que também atua com ações voltadas à valorização dos diretores escolares, aprovou a iniciativa. Segundo Anna, esses profissionais são fundamentais, tendo em vista a importância de uma boa gestão para a melhoria da educação. “Não podemos buscar uma educação de qualidade pensando apenas na formação dos professores. Devemos apoiar também um ambiente de qualidade, a realização de projetos, a busca por inovação e, isso, demanda gestão, algo que os diretores são os grandes responsáveis”, comenta.
Na opinião da coordenadora do Parceria, a valorização dos diretores – uma das questões levantadas pelo MEC – passa, entre outras demandas, pelo apoio na sua formação permanente. Por isso, o Programa elegeu a qualificação dos diretores como uma das suas prioridades. Neste ano, por exemplo, 32 técnicos das secretarias municipais de educação das 16 cidades envolvidas no PVE participarão de 20 horas de capacitações para que possam ser formadores dos diretores em seus respectivos municípios.
Nessa capacitação, os técnicos irão conhecer de perto a metodologia de Indicadores da Qualidade na Educação, que contempla sete eixos de avaliação, a fim de que possam replicar esse conhecimento junto aos diretores. Os formadores terão ainda, ao longo do ano, reuniões periódicas com os gestores escolares e terão de colocar em prática os conhecimentos por meio de planos de ação. A proposta, de acordo com Anna Colacino, é que os indicadores sejam aplicados colaborativamente por toda a comunidade escolar, de forma cada vez mais participativa.
A formação dos técnicos discutirá ainda o papel dos diretores, a necessidade de qualificação constante destes profissionais, a busca por investimentos para seus projetos, entre outros temas. “A proposta é mostrar para as secretariais de educação a importância dessa formação dos diretores e de que eles devem ser incentivados a ter uma gestão cada vez mais democrática, abrindo-se ao diálogo com a comunidade local. É preciso ampliar os horizontes destes profissionais”, comenta.
Para a coordenadora do Parceria, a valorização do diretor engloba ainda, além da formação e do apoio ao crescimento da carreira, o reconhecimento às boas práticas, nos quais os diretores abrem as portas das escolas para a inovação e se tornam exemplos para as demais.
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