Veja íntegra de debate sobre mudanças no CEBAS

Por: GIFE| Notícias| 24/02/2011

A falta de informação e clareza, seja por parte do governo, seja por parte das entidades, tem sido o grande entrave nas concessões do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). Desde que deixou de ser responsabilidade do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em 2009, passando aos ministérios da Educação (MEC), Saúde (MS) e Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a certificação virou alvo de escrutínio e preocupação de todo o setor.

Com esse contexto, o GIFE reuniu especialistas, gestores de entidades e responsáveis pela certificação, aqui, por parte do MDS, para apontarem o que pode ser feito para melhorar, legitimar e fortalecer o sistema de aprovação do CEBAS.

Entre as conclusões que se podem analisar a partir do debate, existem ainda duas grandes preocupações por parte das entidades. A primeira, e mais evidente, recai sobre os critérios que cada ministério irá utilizar para outorgar o certificado. A segunda, e complementar a isso, é a falta de transparência com a qual os parâmetros estão sendo definidos, o que traz insegurança a quem presta os serviços socais.

Veja a gravação na íntegra do debate (duração: 1h e 30m), clique aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional