Violência nas periferias e desafios de financiamento para pequenos coletivos é tema do 24º Fórum da Rede do Bem
Por: GIFE| Notícias| 19/06/2023Crédito: Divulgação
A violência nas periferias foi um dos principais temas do 24° Fórum da Rede do Bem, realizado no Rio de Janeiro (RJ), no início deste mês. O evento foi promovido pela Agência do Bem e contou também com uma palestra sobre orientações para preparar bons projetos para editais.
No Fórum, Raull Santiago, ativista comunitário e fundador do Brecha Hub, compartilhou sua vivência e perspectivas sobre os desafios enfrentados nas favelas, destacando também iniciativas de impacto e soluções criativas.
Para Alan Maia, fundador da Agência do Bem, o debate tem um apelo muito forte devido às ausências do Estado na garantia dos direitos básicos dos moradores desses territórios.
“Observamos a presença do Estado, por outro lado, ativamente pela sua mão pesada, a partir das chamadas políticas de segurança pública e das forças policiais, que exercem um papel de controle e opressão sobre os moradores dessas localidades.”
Um outro tema abordado no fórum foram os desafios enfrentados pelos pequenos coletivos na busca por financiamento. Para Alan Maia, na mesma medida que os editais são instrumentos dos mais democráticos, podem ser excludentes para organizações menores, por demandarem uma série de exigências. “ [Alguns editais] são bastante exigentes no que diz respeito à coerência, estrutura, sofisticação na escrita, previsão dos documentos para validação das candidaturas. As pequenas organizações tendem a ser eliminadas ainda nas primeiras etapas.”
11º Edital de Microprojetos da Rede do Bem
O Fórum da Rede do Bem aproveitou a ocasião para lançar o 11º Edital de Microprojetos da Rede do Bem, para organizações da sociedade civil (OSCs) do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é apoiar o trabalho social realizado pelas OSCs promovendo o fortalecimento das comunidades e o desenvolvimento sustentável. Serão selecionados três microprojetos para receber o apoio financeiro de até R$ 4 mil.
“Temos muita clareza do nosso público alvo. Entendemos as peculiaridades, desafios e dores dessas lideranças e organizações. Então, construímos esse edital sob dois valores: simplicidade e confiança”, afirma o fundador da Agência do Bem.
A ideia é ir na contramão dos grandes editais. Alan Maia explica que o formulário de inscrição é bem objetivo, para estimular, facilitar e potencializar a participação das pequenas organizações de base comunitária e entidades à frente dos territórios e favelas do Rio de Janeiro.
“É um recurso semente, que inclusive tende a inibir a participação de grandes organizações, que buscam recursos maiores.”, completa.
As inscrições estão abertas até o dia 7 de julho de 2023 mediante preenchimento de formulário e envio para o e-mail [email protected]. O resultado será divulgado no dia 21 do mesmo mês.