Virada Sustentável: confira as atividades imperdíveis dessa edição do evento

Por: GIFE| Notícias| 25/08/2014

Agosto é mês de Virada Sustentável em São Paulo e o GIFE estará presente! A Virada é um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade que, definitivamente, já entrou para o calendário de eventos do paulistano. Em sua quarta edição, ela acontece entre 28 e 31 de agosto e deverá movimentar mais de 100 organizações em uma série de seminários, oficinas, sessões de cinema e rodas de conversa pela cidade.

A iniciativa envolve uma grande articulação e a participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades em uma ampla programação, espalhada pelo centro e pelos diversos bairros do município.

Cada pessoa pode montar sua programação de acordo com seus assuntos de interesse. Entre os diversos temas que serão debatidos, destaque para os debates e exposições sobre biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, consumo consciente e negócios sociais. A diversidade de atividades permite ao participante escolher entre seminários mais técnicos ou ações lúdicas como pintura, apresentações música e pedaladas de bicicleta pelas ruas da metrópole.

“”A Virada Sustentável funciona, como um grande guarda-chuva de ações e conteúdos propostos por cada uma dessas organizações. Ao mesmo tempo em seu formato consolida um modelo colaborativo, coparticipativo, ele representa uma diversidade de visões e opiniões sobre o tema, o que é extremamente rico”, explica Mariana Amaral, cofundadora da Virada Sustentável.

Para você não perder o que a Virada Sustentável oferece de mais educativo, lúdico e inovador, o redeGIFE montou uma seleção especial com as principais atividades que vão acontecer ao longo dos quatro dias de evento. Na lista abaixo, é possível saber quais serão as ações que contarão com a participação de associados da Rede GIFE, além de dicas de atividades imperdíveis dessa quarta edição.

Para aqueles que querem se aprofundar, a programação da 4ª Virada Sustentável pode ser conferida no site oficial do evento.

Onde estarão os associados GIFE?

Confira as atividades que contarão com a presença de empresas, institutos e fundações que fazem parte da Rede GIFE.

– Como soluções inovadoras e negócios sociais estão transformando as cidades

A ideia da roda de conversa é refletir sobre indivíduos e mecanismos capazes de mudar o ambiente urbano a partir de soluções que, acima do lucro, visam transformações sociais. Participam do bate-papo organizações como Artemisia, Vivenda, Yunus Social Business, Instituto Alana e Qedu. A atividade é promovida pelo GIFE e contará com a apresentação de Mariana Moraes (GIFE), contextualização de Maure Pessanha (Artemisia) e Ricardo Mastroti (Yunus Social Business) e apresentação da experiência QEdu, pela Fundação Lemann. Os comentários ficam a cargo de Marcos Nisti, do Instituto Alana.

Local: Itaú Cultural- Avenida Paulista, 149

Dia: 29/08

Horário: 14h

Evento

—————————————————————————————————-

– Seminário Eficiência Hídrica e Edifícios Inteligentes

O encontro discutirá temas como “”Linha Branca e Eficiência Hídrica””, “”Plano de Segurança da Água” e “Registro de Emissão e Transferência de Poluentes (RETP)”. Participam do seminário os debatedores Vanderlei Niehues, diretor de Sustentabilidade, EHS e Assuntos Regulatórios da WHIRPOOL LATIN AMÉRICA; Roseane Garcia Lopes de Souza, engenheira do Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública da USP; Marcus da Matta, diretor executivo da EcoAdvisor; e Maria Augusta Pires Pinto, do Instituto Jatobás.

Local: FIESP- Avenida Paulista, 1313

Dia: 28/08

Horário: 14h

—————————————————————————————————-

– Papo Sustentável: Amazônia e soluções para o Desenvolvimento Sustentável

A roda de conversa, coordenada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), promove um debate sobre a Amazônia e soluções para o desenvolvimento sustentável. O objetivo central é trazer a floresta e suas histórias para perto da cidade de São Paulo. O debate contará com a participação e palestra do professor Virgílio Viana, superintendente geral da FAS e ex-secretário do meio ambiente do Amazonas.

Local: Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, 580

Dia: 28/08

Horário: 18h

—————————————————————————————————-

– Sonho e prática: como educar para estilos mais sustentáveis de vida?

Como parte da programação da 4a edição da Virada Sustentável, o Instituto Akatu realiza a roda de conversa “Sonho e prática: como educar para estilos mais sustentáveis de vida?”. Participarão da roda Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu, Kelly Marchi, coordenadora do projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica, e Ana Claudia Leite, coordenadora de Educação do Instituto Alana. Educadores, pais, gestores em educação, representantes de organizações não governamentais e interessados em uma educação transformadora podem participar da roda, que propõe a construção de algumas respostas para esse que é um dos principais temas da agenda da sustentabilidade.

Local: Escola São Paulo – Rua Augusta, 2239

Dia: 29/08

Horário: 15h

—————————————————————————————————-

Outras atividades imperdíveis

– Workshop: Estratégias de mobilização para uma cidade mais sustentável

Atividade de compartilhamento da metodologia do Minha Sampa, para identificação de oportunidades de mobilização e desenho de atividades. Obs: é necessário fazer inscrição por meio do site do Minha Sampa (são 40 vagas).

Local: Fundação Getúlio Vargas – R. Itapeva, 432

Dia: 28/08

Horário: 14h

—————————————————————————————————-

– Circuito de Instalações Causa+Arte

Criado com a proposta de aproximar artistas das organizações socioambientais, um circuito de instalações transformará o Parque Ibirapuera num museu de sustentabilidade a céu aberto. As obras são criadas a partir de uma causa, fundamentadas pelas organizações e manifestadas livremente na expressão artística. As instalações ficam no Parque até o dia 28 de setembro. Fazem parte da iniciativa a Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Akatu, Afroreggae, Pano Social e SOS Juventude e Urban Trash Art.

Local: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral

Todos os dias do evento

—————————————————————————————————-

– Seminário – A Logística Reversa de Resíduos Sólidos

O evento reunirá uma série de especialistas para discutir temas como “”Perspectivas e desafios para a gestão de resíduos sólidos no Brasil””, “”Óleo Lubrificante Usado””, “”Embalagem Usada de Agrotóxico””, “”Embalagem Plástica de Óleo Lubrificante” e “”Desafios da Produção e Consumo Sustentáveis””.

Local: FIESP Avenida Paulista, 1313

Dia: 28/08

Horário: 8h30

—————————————————————————————————-

– Circuito Menu Sustentável

A Virada Sustentável recebe a 2a edição do Menu Sustentável, iniciativa que acontece de 25 de agosto a 7 de setembro. Os amantes da boa gastronomia vão poder saborear as delícias do evento, que este ano terá a participação de 120 restaurantes das cidades de São Paulo e Brasília. O Menu Sustentável tem a meta de provar que é possível ter práticas conscientes na cozinha de casa e colaborar para um planeta mais limpo, sem degradá-lo.

Para conhecer os restaurantes participantes, acesse.

—————————————————————————————————-

– Bode na Sala: uma conversa quente sobre consumo

A roda de conversa se propõe a debater o consumo, um dos grandes nós da sustentabilidade. O debate, em formato de aquário, terá́ a presença de cinco especialistas sobre o tema consumo e será facilitado por Maria Piza e César Matsumoto e mediado por Ana Carla Fonseca e Amália Safatle. A curadora é da GVCes, Página 22 e Criaticidades.

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000

Dia: 29/08

Horário: 10h

—————————————————————————————————-

– Estreia do Filme “A Lei da Água (Novo Código Florestal)”

O filme é um projeto audiovisual dedicado a esclarecer questões referentes às mudanças do Código Florestal Brasileiro. Após três anos de intensos debates na sociedade, o Congresso Nacional modificou profundamente o Código Florestal Brasileiro, o qual trata da conservação e restauração florestal em áreas privadas. A iniciativa tem como parceiros o Instituto Socioambiental (ISA); a WWF Brasil; o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e a S.O.S Mata Atlântica.

Local: Auditório Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 2

Dia: 31/08

Horário: 17h

—————————————————————————————————-

– Seminário Certificações Sustentáveis: Um Debate sobre Desafios e Oportunidades para Fortalecer o seu Impacto

O objetivo principal do encontro é gerar uma reflexão de como as empresas responsáveis pelos selos de certificação relacionados à sustentabilidade podem fortalecer o seu impacto. Será um debate sobre o desafio de buscar relevância e atenção dos consumidores para as certificações no mundo atual, utilizando-se de estratégias de comunicação e marketing. As inscrições são gratuitas, e as vagas são limitadas. Para se inscrever, envie um e-mail para: [email protected]

Local: Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP) – Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária

Dia: 29/08

Horário: 14h

—————————————————————————————————

– ContAí – Empreendedorismo Social, Inovação e Arte

A roda de conversa abrirá espaço para pessoas que estão ajudando a mudar a história de São Paulo contarem suas histórias. Participantes: Oswaldo Oliveira, economista e idealizador da Laboriosa 89; Eduardo Lyra, empreendedor social e idealizador do projeto Gerando Falcões; Luis Vasquez, presidente da Associação de Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra (ASSEMPBOL); Bruno Santos, criativista do Ateliê Sustenta Capão; Flavio Falcone, psiquiatra, bailarino e palhaço; Paulinho Fluxus, artista multimídia, iluminador e ativista da rede Tanq_ Roza Choq_ e da ocupação do CANiL – Espaço Fluxus de Cultura na USP; Raquel Rosenberg, idealizadora e presidente da ONG Engajamundo.

Local: Matilha Cultural Rua Rêgo Freitas, 542 – Próximo ao Metrô República

Dia: 29/08

Horário: 14h

—————————————————————————————————-

– Exposição: Mãos do Meu Brasil: Artesanato Sustentável

A CASA, em parceria com a consultora de moda sustentável Chiara Gadaleta Klajmic, apresenta a exposição “Mãos do Meu Brasil: Artesanato Sustentável”, que reunirá cerca de 20 objetos, entre roupas e acessórios. A exposição tem como objetivo estabelecer uma troca entre comunidades artesãs e o mercado da moda, onde as comunidades aprendem técnicas de criação e confecção, enquanto suas produções artesanais são disseminadas no circuito da moda brasileira.

Local: A CASA – Av. Pedroso de Morais, 1234

Dia: 29/08

Horário: 10h

—————————————————————————————————-

– Oficina Repórter da Quebrada

A oficina Repórter da Quebrada mescla teoria e prática da produção jornalística. Os participantes receberão noções de jornalismo, como o papel do jornalista, o que é notícia, como estruturar uma pauta, noções de entrevista, o que não pode faltar em uma reportagem e dicas de como escolher uma boa foto. Na sequência, terão a oportunidade de aplicar o aprendizado, recebendo o desafio de saírem pelo bairro em busca de notícias relacionadas à Virada Sustentável.

Local: Escola Estadual Condomínio Carioba Recanto Marisa Rua Quatro, 100 – Grajaú

Dia: 31/08

Horário: 9h00

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional