Visão para 2020

Por: GIFE| Notícias| 25/10/2012

Em 2009, o GIFE construiu um processo de planejamento participativo com os líderes da sua rede, para traçar uma visão de dez anos para o investimento do setor social privado no Brasil. O resultado desse trabalho foi o lançamento, em 2010, da Visão GIFE do Investimento Social Privado para 2020 lançou em três eixos de desenvolvimento para o setor, ou objetivos principais:

– Relevância e Legitimidade

– Abrangência de Atuação

– Diversidade do Investimento Social

O primeiro eixo relaciona-se com as atividades mais tradicionais de uma associação de fundações. Para construir a legitimidade e relevância para as práticas de investimento social na sociedade, o setor deve melhorar a sua governança e modelos de gestão, articular as suas ações com outros atores sociais no campo, medir o impacto dos seus diversos programas e comunicar estas atividades de forma clara a todas as partes interessadas.

O segundo eixo relaciona-se com a presente concentração do investimento social no Brasil em algumas áreas temáticas – como a educação, cultura e juventude – e em regiões específicas do país, geralmente mais próximas das zonas onde a riqueza é produzida – como São Paulo e o Rio –, do que das regiões onde é mais necessária, como o Norte e Nordeste.

A concentração temática e geográfica do investimento social no Brasil deve-se em grande medida ao predomínio da filantropia empresarial no país. Isto acontece devido ao quadro legal que oferece mais incentivos a estas empresas e ao fato de que a maioria das empresas brasileiras ainda são dirigidas pelas famílias fundadoras – tendendo por isso a aplicar o seu investimento social através da empresa e não de uma fundação ou instituto familiar.

A principal solução, portanto, é fomentar a diversificação de organizações doadoras. O Brasil possui algumas das mais interessantes e inovadoras experiências empresariais de investimento social em todo o mundo – e deve continuar a desenvolver este domínio, que vem contribuindo significativamente para a qualificação de determinadas políticas públicas, especialmente em educação. Mas só um setor mais diversificado, com novas fundações familiares, comunitárias e independentes, poderá disponibilizar recursos para outras questões sociais e regiões.

Veja arquivo completo

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional