Voluntariado ganha destaque na Fundação Telefônica

Por: GIFE| Notícias| 16/01/2006

O Grupo Telefônica, por meio de sua Fundação, lançou, no ano passado o Voluntariado Telefônica. O programa, que foi desenvolvido em escala piloto na Telefônica Empresas, prioriza o fortalecimento institucional das organizações sociais envolvidas com a fundação.

A iniciativa conta com três vertentes: o Concurso Anual de Projetos, de apoio a propostas das organizações onde já trabalham os voluntários da empresa; a capacitação a funcionários em temas sociais; e as campanhas de arrecadação de recursos como, por exemplo, para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No processo de capacitação, a preocupação é instrumentalizar os profissionais da Telefônica para lidar com questões ligadas à gestão das entidades. Por meio de oficinas, abordam temas como Responsabilidade Social Corporativa, Terceiro Setor e elaboração de projetos.

Outra forma de contribuir para a profissionalização e a sustentabilidade de ONGs é o concurso anual criado pela fundação. Nele, os participantes diagnosticam deficiências nas organizações das quais são voluntários e concorrem a R$ 13 mil para sana-las. Na etapa final são seis vencedores, que investem no terceiro setor.

Exemplos de como esse trabalho funciona vêm de São Paulo. No caso do Larzinho – Casa Jesus, Amor e Caridade, a proposta foi capacitar em gestão de organizações e em pedagogia Waldorf toda a equipe da instituição. No colégio Fernão Dias Paes, por sua vez, serão realizadas oficinas de capacitação em informática educacional para os professores do colégio, com o objetivo de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.

O objetivo em 2006 é expandir o Voluntariado Telefônica para as demais empresas do Grupo, muitas das quais já participam das campanhas de arrecadação de recursos para os Fundos Municipais da Infância e Adolescência. Só no ano passado essas campanhas levantaram mais de R$ 96 mil, que serão destinados ao Projeto Gaia, em Guarulhos, que atende adolescentes em situação de risco.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional