Voluntários e colaboradores Alcoa mobilizam suas comunidades com diversas ações sociais

Por: Instituto Alcoa| Notícias| 16/11/2020

Publicado por: Instituto Alcoa

Confira os principais ACTIONs, ações de voluntariado Alcoa em parceria com o Instituto Alcoa (IA), entre outras atividades realizadas prioritariamente de maneira remota nas localidades em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará – no sentido de apoiar os territórios para serem mais inclusivos, principalmente em meio à pandemia de Covid-19.

Vale ressaltar que todas as realizações que tiveram alguma atuação mista (presencial e virtual) seguiram todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Em Poços de Caldas, Minas Gerais  

O Instituto Alcoa (IA), em parceria com Atados, capacita virtualmente jovens de escolas públicas para o mundo do trabalho
por meio do programa Carta e Mentoria. A proposta tem o objetivo de trocar experiências, sonhos e desejos de crescimento pessoal e profissional entre jovens e equipe de voluntários. Participam da atividade 25 voluntários e 25 jovens, de 16 a 19 anos, em parceria com as instituições; Cedet – Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento e Escola Padrão Parque das Nações.

Também em Poços, é realizada a ação Histórias da Vida até 10 de novembro. Ao todo são três encontros por meio de vídeos com vinte voluntários e vinte idosos das casas de repouso Damas de Caridade e Asilo Vila Vicentina Vieira Dias. A intenção da atividade é trazer conforto e acolhimento para pessoas idosas que se encontram resguardadas devido aos riscos da pandemia de Covid-19.

O terceiro ACTION da localidade foi realizado com a Casa de Passagem Trilhar, organização que faz o acolhimento imediato de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. No encontro, discutiu-se mundo do trabalho e questões sobre autocuidado e saúde.

Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais, conta que o ano de 2020 tem sido desafiador para todos, mas mesmo assim as atividades não deixaram de acontecer. “O grupo tem se dedicado, unido forças, pensado junto para encontrar maneiras de voltar com os ACTIONs no formato online. Uma mobilização que se deu em um momento de crise, mas que frutificou em ideias potentes que reinventaram a forma de conduzir os ACTIONs, inclusive agregando mais voluntários às ações devido às facilidades do meio virtual.”

Em São Luís, Maranhão 

Na localidade também está acontecendo a atividade virtual Carta e Mentoria, em parceria com a organização Atados. O evento contou com a participação de 21 jovens e 21 voluntários, em parceria com o Centro de Ensino Prof. Mário Martins Meireles.

De acordo com Joana Burgos, supervisora de Relações Institucionais, a participação efetiva da Equipe Líder de Relações Institucionais Alumar (ELARI) tem sido fundamental para a realização das ações de voluntariado. “Tenho orgulho de contar com o envolvimento de pessoas engajadas que não medem esforços para contribuir de forma criativa com nossas ações, compartilhando conhecimento e contribuindo neste momento que mais precisamos de iniciativas em prol do bem comum.”

O segundo ACTION do mês teve o objetivo de promover qualificação e oportunidade de geração de renda na comunidade  Cinturão Verde, zona rural de São Luís. Todos os 23 participantes aprenderam receitas nutritivas e deliciosas aproveitando folhas, cascas e caules de alimentos de baixo custo. No Dia Mundial do Pão (16 de outubro) houve, também no Cinturão, uma oficina de pães.  Essa ação integra o programa Avança Maranhão, contribuição da iniciativa privada para diminuir os impactos do desemprego e crise econômica.

Em Juruti, no Pará 

A Equipe Líder de Assuntos Institucionais (ELAI) da Alcoa Juruti mobilizou voluntários e parceiros para encontros de tira-teima sobre a ferramenta de vídeo Google Meets. O intuito do encontro é facilitar a comunicação de voluntários e colaboradores em ambiente virtual.

Também nos dias 16 e 23 de outubro, voluntários de Juruti (PA) promoveram um ACTION virtual em benefício da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Silva Pereira. A ação contou com o apoio da Rede de Mulheres da Alcoa (AWN – Alcoa Women Network) e dos times de Tecnologia de Informação (TI) e Compras da Alcoa Juruti.

O evento homenageou os professores e integrou as atividades relacionadas com o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero.

Silvia Fujiyoshi, consultora de Relações Institucionais da Alcoa Juruti, comenta que a parceria entre a AWN e o Instituto Alcoa se fortalece a cada iniciativa conjunta. “Temos em comum o propósito de inspirar as pessoas a manifestarem o seu melhor. O ACTION no Outubro Rosa já é tradição, mobilizando as voluntárias da AWN a se engajarem com a comunidade.”

“Dessa vez, compartilhamos as histórias emocionantes de duas mulheres inspiradoras, reforçando que a trajetória para a vitória sempre passa por desafios e muita superação”, complementa Silvia, também líder da AWN em Juruti.

Em todos os ACTIONs realizados durante o ano,  a organização parceira recebe uma doação de R$10 mil reais do Instituto Alcoa para dar continuidade às suas atividades.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional