Yunus&Youth aproxima lideranças de jovens empreendedores para fortalecer negócios socais

Por: GIFE| Notícias| 06/06/2016

E se a atual geração de líderes topassem compartilhar o que sabem com a próxima geração de empreendedores sociais para potencializar suas ações?

Essa foi a pergunta que norteou a criação da organização Y&Y que, desde 2014, tem desenvolvido uma série de iniciativas visando aproximar profissionais experientes no seu campo de atuação de jovens empreendedores, que querem desenvolver seus negócios e gerar impacto social a fim de promover mudanças significativas na sociedade.

Presente em vários paises e em três continentes, a organização desenvolve o Fellowship Program, no qual empreendedores em fase inicial de desenvolvimento de seus produtos e/ou serviço selecionados participam de uma série de iniciativas, com o apoio da Y&Y durante seis meses.

Uma das ações ocorre por meio do Social Impact Mentoring Program (SIMP), no qual os  jovens empreendedores participam de um curso intensivo no campo de negócios social via plataforma online. Neste espaço, eles têm o contato direto com um mentor para auxiliá-lo no seu desenvolvimento e ajudá-lo a maximizar o seu negócio.

Os mentores são lideranças que têm interesse pelo campo de negócios sociais, expertise em sua área de atuação (marketing, finanças etc), vontade em promover o desenvolvimento pessoal dos jovens e inglês fluente. Eles são conectados a um empreendedor social cujas necessidades melhor correspondam às suas competências.

Ao final dos seis meses, os jovens participam de uma competição de pitch a fim de que estejam preparados para acessar novos investimentos. Além disso, passam a fazer parte de uma rede de apoio de especialistas, líderes empresariais e instituições de todo o mundo.

Maria Martinez Calazans Rodrigues, gerente geral da organização no Brasil, destaca que o grande diferencial da Y&Y está no seu modelo de atuação –  via plataforma online e com mentores – o  que permite atingir um número maior de empreendedores sociais, garantindo escala ao processo de incubação de negócios sociais, além de dar acesso a esse conhecimento a jovens que, muitas vezes, não teriam essa oportunidade em seus territórios.

A Y&Y oferece também às empresas a possibilidade de seus principais executivos vivenciarem a experiência de aproximação dos negócios sociais, por meio da compra de um pacote específico para no programa. Segundo Maria, a iniciativa é interessante, inclusive, para as empresas que querem desenvolver o perfil de liderança em seus profissionais.

Atualmente, a Y&Y o conta com 31 empreendedores em 22 paises, sendo que sete deles são brasileiros.

Como participar

Os profissionais interessados em conhecer mais a Y&Y e se tornarem mentores podem acessar o site ou enviar seu currículo para o e-mail: [email protected]. Já para as empresas, é possível solicitar mais informações para: [email protected].

As inscrições para os empreendedores sociais serão abertas em julho (acompanhar das datas via redes sociais do Y&Y) e, a expectativa, é apoiar 40 jovens.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional