8 em cada 10 brasileiros consideram o país racista, revela estudo

Por: GIFE| Notícias| 07/08/2023

Para 8 em cada 10 brasileiros, o Brasil é um país racista. O dado foi revelado por uma pesquisa encomendada pelo Instituto de Referência Negra Peregum e Projeto Seta, e realizada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica). No entanto, apesar de 81% dos entrevistados considerarem o Brasil um país racista, apenas 11% admitem o preconceito. O levantamento ouviu brasileiros de mais de 16 anos em 127 municípios durante o mês de abril. 

O objetivo do estudo “Percepções sobre o racismo no Brasil” era abordar questões de forma racializada para avançar na luta antirracista a partir do panorama obtido. 

Segundo o estudo, 88% concordam que pessoas negras (pretas e pardas) são mais criminalizadas que pessoas brancas; e 79% acreditam que abordagens policiais são baseadas na cor da pele, tipo de cabelo e tipo de vestimenta; já 84% percebem que brancos são tratados de forma diferente pela polícia.

Outros destaques do levantamento mostram que os espaços de formação, como escola ou universidade, são ambientes onde muitas pessoas negras sofrem com o racismo, 38% dos entrevistados afirmaram que já foram vítimas de práticas racistas nesses espaços. As mulheres pretas são o principal alvo, 63% delas relatam já ter sido vítimas de violência racial. Nos ambientes de educação básica, 29% dos alunos negros já vivenciaram agressão física, e segundo 64% dos jovens entre 16 e 24 anos, a escola é onde mais sofrem racismo.

“O movimento negro denuncia há décadas o mito de que a democracia é igual para todos no Brasil, principalmente para jovens entre 16 e 24 anos, faixa etária mais impactada pelo racismo. O próximo passo é avançar na qualificação deste debate, pois, como já dizia Lélia Gonzalez, o racismo no Brasil é profundamente disfarçado”, comentou em nota Márcio Black, coordenador de projetos do Instituto de Referência Negra Peregum.


Apoio institucional