Projeto disponibiliza acervo digital gratuito para educação antirracista nas escolas

Por: GIFE| Notícias| 13/02/2023

No ano em que a Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras nas escolas do país, completa 20 anos, o Observatório Anansi divulga a série especial: “Equidade Racial na Educação Básica: Pesquisas e Materiais”. O projeto conta com um acervo digital que reúne pesquisas, materiais didáticos e literatura infanto-juvenil para apoiar a educação antirracista nas escolas.

O acervo conta com mais de 50 produções, entre teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e livros, que foram desenvolvidos nos últimos dois anos e compreendem o ensino infantil, fundamental e médio. O conteúdo leva em conta ainda as ações desenvolvidas nas escolas públicas de Norte a Sul do Brasil.

Os projetos para o acervo da “Equidade Racial na Educação Básica: Pesquisas e Materiais” foram selecionados pelo edital de mesmo nome, uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Fundação Tide Setubal, Instituto Unibanco e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A plataforma Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica funciona como um dispositivo tecnológico que tem como objetivo mediar as dimensões das relações humanas. A ideia é avançar articulando políticas, projetos e práticas antirracistas e promotoras de equidade racial nos sistemas de ensino.


Apoio institucional