Segunda temporada da série Enfrente traz histórias relacionadas às questões raciais e de gênero

Por: Fundação Tide Setubal| Notícias| 01/07/2019

Canal apresenta histórias que podem inspirar

A segunda temporada da série Enfrente reafirmou a proposta de dialogar com a sociedade utilizando o audiovisual. Também propõe pensar caminhos no avanço das pautas da promoção dos direitos humanos e da garantia da justiça social.

Dez personagens contaram suas histórias relacionadas às questões raciais, de gênero e outras, mas a série mostra também como estas situações vivenciadas, motivaram-nas a construir propostas de enfrentamento destes desafios.

Seis personagens são pessoas ligadas ao projeto Elas, Periféricas, uma iniciativa que tem como objetivo apoiar iniciativas de mulheres negras das periferias de São Paulo. Outras três personagens vieram da experiência da pesquisa Emergência Política Periferias. Esta pesquisa teve por objetivo dar visibilidade às práticas de inovação política.

A série

A série “Enfrente” transfere os holofotes da ausência para a potência nas periferias. Resgata a tradição oral da contação de histórias e aproxima pessoas que compartilham da mesma luta. Ela também apresenta exemplos positivos e transformadores de enfrentamento às desigualdades socioespaciais. E é, também, resultado de uma reformulação  do canal do Youtube da Fundação Tide Setubal, realizada em 2018.

Realizada com a MOVA, produtora independente que se define como “um canal entre pessoas e instituições. Utiliza da co-criação em rede para estimular inovações que melhoram a qualidade de vida”. Criou-se uma web-série para o canal com o objetivo de compartilhar histórias e encontros  que inspirem a construção coletiva.

Nesta primeira etapa do canal, estão sendo produzidas 4 webseries:

– A série “Entre Dados” traz, por meio de números e estatísticas, informações e depoimentos de especialistas sobre temas que produzem desigualdades.

– A “Encontros e Fronteiras” busca abrir o diálogo entre pessoas de universos diferentes, mas que podem encontrar pontos em comum nas questões sociais do país.

– Há também o registro dos Vozes Urbanas, com versões na íntegra dos debates e pequenos trechos deles.

(clique aqui e leia: Vozes Urbanas prepara-se para debater os desafios na educação pública)

Assine o Canal Enfrente no Youtube e marque o sino para receber as notificações e acompanhar os lançamentos dos episódios de todas as séries


Apoio institucional