Inserção juvenil na economia digital
Por: Fundação Banco do Brasil| Notícias| 11/05/2020Projeto Inserção Juvenil na Economia Digital, realizado entre a Fundação Banco do Brasil e a Cesar School, foi idealizado com o propósito de preparar os jovens participantes do AABB Comunidade para o mercado de trabalho. O programa AABB Comunidade, que integra família, escola e comunidade, proporciona complementação escolar à crianças e adolescentes de famílias de baixa renda e com idade entre seis e 18 anos incompletos.
O projeto de Inserção Juvenil da Economia Digital tem o propósito de ampliar o uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) que favoreçam ao processo educativo deste publico.
A iniciativa foi dividida em áreas de abrangência, com dez cidades no Nordeste, oito cidades no Sul e uma no Centro-Oeste. Foram desenvolvidas nas AABBs do Nordeste as três etapas do projeto: o estudo exploratório, produção de material didático, formação de educadores e a reaplicação do aprendizado junto os educandos.
Marcela Cox, gerente de projetos educacionais da Cesar School, explicou que o projeto disponibilizou aos educadores cursos de ensino à distância vinculados à Economia Digital. Foi desenvolvido também no Ciclo do Empreendedor Titã (CET) um tabuleiro para a resolução de problemas reais. Neste jogo os jovens são apresentados à situações espelhadas em problemas da realidade e são incentivados a buscarem soluções de forma colaborativa. Em um terceiro momento foi trabalhado com os educandos e educadores a Conexão Jovem e Mercado.
Nesta terceira etapa foram apresentadas aos participantes as principais exigências do mercado e as ferramentas necessárias para uma boa inclusão no mundo do trabalho. Foram desenvolvidas atividades de empreendedorismo digital, produção audiovisual assim como habilidades socioemocionais.
Um dos frutos desta terceira etapa é o Álbum de Titãs, construído a partir da tecnologia social Conexão Jovem e Mercado. Foi despertado neste trabalho o potencial de 480 jovens das dez cidades nordestinas integrantes do AABB Comunidade. O Álbum de Titãs tem o objetivo de apresentar os participantes à novas conexões para o mercado de trabalho e traz o objetivo profissional, os cursos realizados, habilidades e contatos dos jovens.
Currais Novos (RN)
Ana Cristina Correia, coordenadora do AABB Comunidade de Currais Novos (RN) reconhece nesta parceria um grande valor. Disse que até o início das atividades os integrantes do programa, a comunidade e os jovens não tinham uma visão abrangente da aplicabilidade da tecnologia na educação e cotidiano como um todo.
O contato intenso com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foi um descoberta para os jovens haja visto alguns só tinham acesso na AABB ou enxergavam a internet como um canal exclusivo para o entretenimento. “Os adolescentes saiam do programa e ficavam ociosos. A procura pelos cursos foi grande por parte dos educandos. O que incentivou os pais à trazerem os filhos ao projeto.” conta. Dentro do propósito de direcionar os jovens para o mercado de trabalho local numa leitura de Arranjos Produtivos Locais (APL) foram desenvolvidos cursos específicos para a região. A educadora relatou inserção dos jovens no mercado de trabalho no final de 2019.
Neste contexto de pandemia do novo coronavírus a equipe pedagógica de Currais Novos (RN) iniciou também atividades pedagógicas a partir do Instagram para atender demandas da comunidade.
Publicado por: Fundação Banco do Brasil