Ações financiadas por Investimento Social Privado transformam vida de milhares de estudantes do Mato Grosso
Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 04/12/2023Resultados de iniciativas de impacto social desenvolvidas no estado serão apresentados — nesta quinta-feira (9), em Cuiabá — por instituições associadas ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), referência nacional em Investimento Social Privado/filantropia
Cuiabá (MT), 9/11/2023 — Quase 3 mil alunos de escolas públicas do Mato Grosso vêm sendo beneficiados pelo programa “Educando para a Vida” — uma iniciativa desenvolvida com recursos de Investimento Social Privado (ISP)/filantropia. Em todo o país, são mais de 9,6 mil estudantes que recebem, gratuitamente, formação para o desenvolvimento de competências socioemocionais de forma a se identificar potencialidades dos alunos e oportunidades de transformação na vida destas pessoas.
O programa é desenvolvido pelo Instituto SLC, em parceria com secretarias municipais de Educação, por meio de apoio pedagógico e formação de professores, gestores escolares e pais dos estudantes. Atualmente, a iniciativa é executada em escolas públicas das cidades de Diamantino, Querência, Sapezal e Tabaporã. “Para 2024, o programa poderá ser expandido para os municípios de Nova Mutum, Campo Novo dos Parecis, Santa Rita do Trivelato e Porto dos Gaúchos”, antecipa o executivo do Instituto SLC, Leandro Parker.
Outra ação social financiada pelo ISP no Mato Grosso é o “Educação Financeira nas Escolas”. São 15 escolas e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) habilitadas no estado para a execução do programa, cujo objetivo é contribuir para o despertar da importância da inclusão e da educação financeira dos cidadãos, despertando atitudes adequadas de planejamento, empoderamento e consumo sustentável.
Desenvolvida pelo Instituto Sicoob, em parceria com prefeituras municipais, a ação beneficia crianças do Ensino Fundamental 1 [de 6 a 10 anos de idade], com foco em questões como “de que maneira as pessoas se relacionam com o dinheiro”; “o que elas têm feito para alcançar seus sonhos”; “como saber para onde vai o seu dinheiro”; “a importância de elaborar orçamento”; “a diferença entre dívida e endividamento”; “previdência, aposentaria e investimentos”.
“O programa trabalha valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade para estimular bons hábitos financeiros e de cidadania”, pontua a coordenadora de Governança e Investimento Social do Instituto Sicoob, Patrícia Rego.
Resultados de iniciativas de impacto social como estas serão apresentados pelos institutos SLC e Sicoob, além de outros investidores do Mato Grosso, nesta quinta-feira (9), em Cuiabá, durante encontro promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), ao qual as referidas instituições são associadas.
O evento é coordenado pela Rede de Investidores Sociais do estado (RIS-MT) e tem o propósito de avaliar “O papel do ISP na melhoria da qualidade da educação em Mato Grosso”. “Os diálogos estão organizados em dois painéis: ‘Onde precisamos priorizar a nossa atuação?’ e ‘Quais as lições aprendidas a partir da prática do ISP em apoio à educação pública?’”, explica a coordenadora de Relacionamento do GIFE, Luiza Pinheiro.
Além de associados GIFE, outros investidores sociais, gestores públicos e lideranças de organizações da sociedade civil estarão no encontro, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências, discutir melhores práticas e traçar estratégias colaborativas que possam contribuir para o fortalecimento da educação pública no estado.
Temas como “o papel das empresas na promoção da educação”, “parcerias entre os setores privado e o público” e “o uso de recursos e expertise empresarial para impulsionar a qualidade do ensino” nortearão os debates. Também será apresentado o projeto do Fundo Colaborativo de Educação da RIS-MT.
RIS-MT — Coordenada pelo GIFE, a Rede de Investidores Sociais do Mato Grosso foi criada em 2020 e atualmente é integrada por Fundação André e Lucia Maggi (FALM), Bom Futuro, FIEMT, Instituto Sicoob, Unimed Cuiabá, FS Fueling Sustainability, Fundação Bunge, Instituto Cometa, Instituto SLC, Plastibras, Refrigerantes Marajá, Sicoob MT, Sicred Centro Norte e SPERO Associação pelo Desenvolvimento Humano.
As RIS são espaços de articulação para que investidores sociais de uma mesma região/localidade possam trocar experiências, buscar soluções conjuntas frente aos desafios locais e refletir sobre temáticas transversais da filantropia. Ao envolver empresas relevantes do estado, a RIS-MT tem como um dos principais objetivos impulsionar o desenvolvimento da educação pública e, consequentemente, o progresso social e econômico do Mato Grosso.
GIFE — O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) é referência nacional em mobilização de Investimento Social Privado (ISP) e fortalecimento da filantropia no país.
O GIFE promove a integração de uma rede de mais de quase 170 associados: empresas, institutos e fundações de origem empresarial, familiar e independente.
Há 28 anos, a associação conecta e incentiva instituições para que elas invistam e executem iniciativas e projetos de interesse público, voltados à redução das desigualdades, equidade racial e de gênero, educação, saúde, justiça climática, sustentabilidade e apoio à juventude, entre outros segmentos.
Serviço — “O papel do ISP na melhoria da qualidade da educação em Mato Grosso”
· Data: nesta quinta-feira (9)
· Horário: 14h às 18h [horário de Cuiabá]
· Local [presencial]: sede da FIEMT — Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá (MT)
PROGRAMAÇÃO
o 14h: abertura
o 14h20: CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO MATO GROSSO — “Qual papel das empresas no apoio à educação – onde devemos priorizar a atuação das empresas no apoio à educação pública?”
— Flávia Emanuelle Soares, secretária-adjunta de Gestão de Pessoas do Estado do Mato Grosso
— Anna Carolina Bruschetta, líder de equipe e Programas ESG do Instituto Votorantim
— Guilherme Luiz Teixeira, representante do Grupo Empresarial Mato Grosso em Evolução (GEMTE)
— Aletea Rufino, gerente de Investimento Social da Fundação André e Lucia Maggi (FALM)
o 15h: intervalo
o 16h: BOAS PRÁTICAS — “Lições aprendidas por investidores sociais apoiando a Educação”
— Leandro Parker, executivo do Instituto SLC [“Educando para a Vida”]
— Patrícia Rego, Instituto Sicoob [“Educação Financeira nas Escolas”]
— Rodrigo Alvarez, representante da Mobiliza Consultoria
o 18h: encerramento
Sugestão de fontes para entrevistas:
· Luiza Pinheiro, coordenadora de Relacionamento do GIFE
· Aline Rosa, assessora de Articulação de Projetos Especiais do GIFE
· Leandro Parker – executivo do Instituto SLC
· Patrícia Rego, coordenadora de Governança e Investimento Social do Instituto Sicoob