Instituto Neoenergia celebra nova iluminação cultural da Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA)
Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 04/12/2023O Instituto Neoenergia celebrou, no último dia 22, a inauguração de uma iluminação cênica e ecoeficiente na Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA). Essa iniciativa é uma das frentes do Programa de Iluminação Cultural do Instituto, que visa a salvaguarda de edificações históricas no interior do país e que alcançou, neste ano, sua sexta edição. A data também marcou a comemoração dos 5 anos de criação do Instituto Neoenergia.
A celebração contou com uma programação cultural diversa, incluindo uma ocupação cultural em que estudantes das escolas do município apresentaram os trabalhos que desenvolveram nas ações de educação patrimonial promovidas pelo Programa ao longo do ano. Um dos pontos altos da cerimônia foi o cortejo da luz, que percorreu marcos históricos da cidade, culminando com a chegada na Igreja Senhora de Santana.
No local, artistas locais se apresentaram para um público de aproximadamente 2.400 pessoas. Para a realização do Programa, 70 trabalhadores locais foram contratados, incluindo 5 arte-educadores e 40 artistas, além de diversos profissionais envolvidos no evento, como produtores, assistentes de produção, fotógrafos e videomakers. Lideranças do Instituto Neoenergia e da Neoenergia também participaram da celebração, reforçando o compromisso contínuo da companhia com a sustentabilidade, com a preservação do patrimônio histórico e o engajamento em projetos que conectam comunidades com sua história e cultura.
O evento destacou a instalação da iluminação cênica ecoeficiente na Igreja Senhora Santana, tombada pelo IPHAN. Essa iniciativa não apenas realça os elementos arquitetônicos do monumento, mas também promove uma economia significativa de energia, estimada em 60%.
O Programa de Iluminação Cultural em Rio de Contas é uma realização do Instituto Neoenergia em parceria com a Neoenergia Coelba, Prefeitura de Rio de Contas, Diocese de Nossa Senhora do Livramento e conta com produção da Brasilis Produções Culturais.
Saiba mais clicando aqui.