Rio Grande do Norte recebe Festival das Aves Limícolas da Bacia Potiguar
Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 01/04/2024O município de Macau, no Rio Grande do Norte, foi o palco do Festival de Aves Limícolas da Bacia Potiguar, realizado entre 14 e 16 de março. O evento, realizado pela SAVE Brasil com apoio do Instituto Neoenergia, apresentou uma programação diversificada, com o intuito de envolver as comunidades locais na conservação das aves limícolas.
O foco principal foi a identificação e valorização das espécies, com a inclusão dessas comunidades nas ações de conservação conduzidas pelo Projeto Flyways. O festival também convocou a população a se engajar ativamente na defesa das aves limícolas e outras espécies da Bacia Potiguar.
Sobre o Evento
Os participantes foram imersos em experiências que proporcionaram uma compreensão sobre as aves limícolas e seus habitats. As atividades foram adaptadas para diversos públicos, incluindo crianças, adolescentes, membros da comunidade escolar, pescadores e marisqueiras. A programação incluiu uma variedade de atividades, tais quais:
- oficinas voltadas ao público infantojuvenil;
- palestras;
- saída de campo para avistamento de aves;
- apresentações culturais;
- feira de artesanato
No total, mais de 600 pessoas participaram das ações, incluindo: 494 crianças envolvidas em oficinas, jogos e brincadeiras; 66 ouvintes credenciados nas palestras; 12 crianças presentes nas atividades de observação de aves; 80 espectadores do CineLimícolas.
Conheça mais sobre o Projeto Flyways Brasil
Desde 2015, o Instituto Neoenergia, em parceria com a SAVE Brasil, apoia o Projeto Flyways, dedicado à conservação de aves limícolas migratórias e seus habitats na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, engajando a sociedade e governos locais sobre sua importância. As aves encontram na Bacia Potiguar um ambiente propício para seu descanso reprodutivo, sendo protegidas e monitoradas pelo projeto. Ao longo desses anos, o Flyways já desenvolveu uma série de atividades educativas além de manter diálogo com diferentes atores sociais, contribuindo para o reconhecimento internacional da região como um santuário ecológico.
Acesse o site do Instituto Neoenergia e saiba mais sobre as aves limícolas