Coralizar publica vídeo de expedição aos corais do Atol das Rocas (RN)
Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 08/04/2024Um minidocumentário sobre a expedição do Projeto Coralizar ao Atol das Rocas acaba de ser lançado pelo WWF-Brasil, parceiro do Instituto Neoenergia na iniciativa. Em outubro de 2021, cientistas e pesquisadores estiveram na unidade de conservação ambiental a oeste de Fernando de Noronha para registrar imagens dos recifes de corais da região.
Para entender a conectividade biológica entre os recifes locais, foram mapeados, ao longo de seis dias, os três bancos de corais mais relevantes da área. Os dados obtidos durante o trabalho de campo estão apoiando as práticas de restauração e conservação dessas espécies na costa do país, ação realizada pelo projeto em Ipojuca e Tamandaré, no estado de Pernambuco.
“O trabalho também vai mostrar quais as lacunas e os estudos que são necessários ainda para compreender melhor o que esses ambientes representam nesse ecossistema maior que é o fundo do mar”, lembra Leonardo Tortoriello, coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE), parceiro do Coralizar.
Cerca de 36% dos recifes de corais estão sob ameaça de extinção, de acordo com a lista vermelha da International Union for Conservation of Nature (IUCN). Dado que, somado ao fato de 25% da vida marinha depender, de alguma forma, desses animais para sobreviver, reforça a importância do trabalho desenvolvido pelo projeto.
Descubra mais sobre corais no podcast do Coralizar
Em 2022, o Coralizar lançou um podcast com cinco episódios abordando temáticas relacionadas ao universo dos corais, oferecendo à sociedade a oportunidade de entender melhor a função deles para a manutenção dos ecossistemas marinhos.
- Episódio 1: O que são corais?
- Episódio 2: Mudanças climáticas e o branqueamento de corais
- Episódio 3: Restauração de corais
- Episódio 4: Inovação
- Episódio 5: Turismo
- Episódio 6: Oceano profundo
Projeto Coralizar
Desde 2019, Instituto Neoenergia e WWF-Brasil realizam, junto a parceiros locais, o Coralizar, iniciativa pioneira de restauração, manutenção e adaptação de recifes na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), no litoral de Pernambuco. O apoio é parte dos esforços da organização em estimular o alcance do desenvolvimento sustentável no país.
O projeto também integra as comunidades locais em atividades de educação ambiental e turismo regenerativo, visando a preservação dos ecossistemas marinhos. Ações promovidas em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e que fortalecem medidas para a manutenção da biodiversidade.
Compromisso Brasileiro da Filantropia sobre Mudanças Climáticas
O trabalho do Instituto Neoenergia em defesa das questões ambientais vai muito além da conservação dos ecossistemas marinhos. Em 2023, durante a COP 28 (Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas), a organização aderiu ao Compromisso Brasileiro da Filantropia sobre Mudanças Climáticas.
Iniciativa liderada pelo GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, o documento reafirma a contribuição do Instituto Neoenergia, por meio do Investimento Social Privado (ISP) ao pilar ambiental. Em resposta aos desafios impostos pelas alterações do clima, o documento articula ações que contribuam para o alcance do desenvolvimento sustentável.