Instituto Neoenergia inicia ação de educação patrimonial do Programa de Iluminação Cultural em Itanhaém (SP)
Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 26/08/2024No final de julho, o Instituto Neoenergia iniciou as primeiras atividades da ação de educação patrimonial, como parte do Programa de Iluminação Cultural, que este ano foca na salvaguarda do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, em São Paulo. A iniciativa busca não apenas contribuir para a preservação da edificação, mas também cultivar uma conscientização profunda sobre a importância do Patrimônio Cultural Brasileiro.
A ação de educação patrimonial, um dos pilares estratégicos do Programa, promove atividades com estudantes de escolas municipais da região, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a riqueza e o significado do Patrimônio Cultural Brasileiro, incentivando a valorização dos saberes e tradições locais, fomentando uma conexão entre as novas gerações e o legado histórico de suas comunidades.
Nos dias 29 e 30 de julho, professores e arte-educadores, responsáveis pela condução das atividades, participaram de sessões de formação na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SECE) de Itanhaém. Essas atividades preparatórias foram essenciais para assegurar que o processo educativo torne-se uma experiência transformadora para os alunos.
André Lopes, representante da SECE destacou a importância da iniciativa para os estudantes do município. “A SECE tem plena convicção de que o conhecimento, e a valorização da cultura local é fundamental para formação de nossos estudantes, sendo imprescindível para o desenvolvimento do senso de pertencimento e da consciência de que a preservação dos bens históricos e naturais é também a preservação da identidade local”.
Entre os dias 6 e 16 de agosto, ocorreram as primeiras quatro dinâmicas educativas lideradas pelos arte-educadores. Ao longo dos próximos meses, 13 escolas e mais de 300 alunos serão envolvidos em atividades lúdicas que abordarão não apenas a preservação de bens materiais, mas também a valorização das histórias, narrativas e expressões culturais que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro.
Conheça mais sobre o Programa de Iluminação Cultural
Em sua sétima edição, a iniciativa do Instituto Neoenergia tem como objetivo atuar na salvaguarda de edificações emblemáticas do país, valorizando seu legado histórico, apoiando o desenvolvimento socioeconômico e fortalecendo o turismo sustentável nas cidades em que se instala.
O programa é estruturado em três eixos prioritários:
- Projeto luminotécnico: as edificações recebem um novo projeto luminotécnico ecoeficiente, que valoriza seus elementos arquitetônicos e reduz o consumo de energia;
- Ação de educação patrimonial: estudantes da rede pública participam de oficinas sobre a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, conduzidas por professores e arte-educadores locais;
- Intervenção cultural: a inauguração do novo projeto luminotécnico é celebrada com um grande evento comunitário, que inclui apresentações culturais regionais e a participação de profissionais locais na organização
Até agora, seis importantes edificações históricas foram contempladas:
- Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA);
- Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE);
- Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP);
- Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN);
- Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE);
- Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA).
A iniciativa do Instituto Neoenergia conta com as parcerias da Prefeitura de Itanhaém, da Diocese de Santos, da Brasilis Produções Culturais e da Neoluz.
Para saber mais sobre o Programa de Iluminação Cultural, acesse o site oficial do Instituto Neoenergia.