Projeto Flyways comemora Dia Mundial das Aves Limícolas com atividades educativas

Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 30/09/2024

No dia 9 de setembro, o projeto Flyways Brasil, iniciativa da SAVE Brasil com o apoio do Instituto Neoenergia, realizou diversas ações educativas em Macau, Galinhos e Guamaré, no Rio Grande do Norte, voltadas a estudantes da rede pública. As ações marcaram a celebração do Dia Mundial das Aves Limícolas, celebrado oficialmente em 6 de setembro.

Mais de 120 alunos participaram de oficinas promovidas pela SAVE Brasil em parceria com a ONG Environment for the Americas e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). Por meio das ações, foram abordados, por exemplo, hábitos alimentares das aves limícolas e a importância de proteger essas espécies.

“As ações realizadas destacam como a preservação local pode influenciar positivamente as migrações globais, unindo esforços para proteger espécies ameaçadas, não apenas no Brasil”, afirmou João Damasceno, coordenador do projeto.

O Flyways Brasil visa a preservação das aves limícolas migratórias e seus habitats na região da Bacia Potiguar, monitorando seus movimentos de chegada e partida, além do impacto da ação humana e das mudanças climáticas sobre esses animais. Um trabalho conduzido por especialistas, incluindo ornitólogos e biólogos.

A iniciativa também promove a conscientização ambiental junto à comunidade local, especialmente nas escolas de Galinhos, Guamaré e Macau, municípios contemplados pelo projeto. Nelas, o Flyways Brasil realiza, frequentemente, atividades educativas como:

  • Oficinas;
  • Palestras;
  • Circuitos temáticos;
  • Observação de aves.

“A participação ativa da comunidade é essencial para o sucesso da conservação das aves limícolas, especialmente em áreas estratégicas como a Bacia Potiguar”, acrescenta João Damasceno.

Reconhecimento internacional para o Flyways Brasil

Devido ao trabalho de conservação da biodiversidade liderado pelo Flyways, a Bacia Potiguar foi reconhecida como um Sítio WHSRN (Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas), tornando-se como uma área de grande relevância para as aves limícolas migratórias.

A Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas reúne mais de 450 parceiros e abrange cerca de 39,1 milhões de hectares de habitats de aves limícolas em 124 locais distribuídos em 20 países Ela também conta com a colaboração dos maiores especialistas do mundo nessas espécies.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »