Observatório das Baixadas leva ciência periférica e justiça climática à COP 29
Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 18/11/2024O Observatório das Baixadas, iniciativa inovadora que promove soluções climáticas em áreas de baixada, foi escolhido para representar o Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), com o apoio do Instituto Neoenergia. O evento ocorre de 11 a 22 de novembro, em Baku, Azerbaijão. O projeto foi selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para integrar o painel “Das favelas às baixadas: organizações periféricas no enfrentamento ao racismo ambiental, construindo caminhos de adaptação climática no Brasil”.
Perifa Connection e COP das Baixadas na COP 29
O Observatório é uma extensão do trabalho colaborativo realizado pela COP das Baixadas e o Perifa Connection, plataforma que conecta e fortalece as periferias brasileiras por meio de comunicação, formação e articulação. Já a COP das Baixadas surgiu a partir da união de iniciativas e coletivos que participaram da 1ª Conferência das Baixadas, em Belém do Pará, focando em ações de educação climática, atividades culturais e defesa da Amazônia. E conta também com a parceria do Instituto Ybiraisu, que tem como missão o desenvolvimento sustentável e a capacitação de comunidades, visando a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. Juntos, esses movimentos visam garantir que as vozes das periferias sejam ouvidas em debates globais sobre justiça climática.
Iniciativa comunitária liderada por jovens para enfrentar desafios climáticos
O Observatório das Baixadas é uma resposta direta às crescentes ameaças climáticas que impactam, principalmente, as regiões periféricas do Brasil – particularmente as áreas de baixada vulneráveis a inundações, alagamentos e secas intensas. O projeto, criado e liderado por jovens das próprias comunidades, utiliza uma abordagem baseada em ciência periférica, saberes ancestrais e experiências vividas, para criar soluções práticas de adaptação e resiliência climática.
Com o apoio do Instituto Neoenergia, a iniciativa promove a integração comunitária e o desenvolvimento de práticas que fortalecem a capacidade de resposta das populações mais vulneráveis. A presença do Observatório na COP 29, representada pela equipe de líderes do projeto, simboliza um passo importante na luta por um futuro mais sustentável e inclusivo, onde as soluções climáticas emergem de realidades locais.
Conheça o Observatório das Baixadas
Para mais informações sobre o Observatório das Baixadas, visite a página do projeto no site do Instituto Neoenergia.