Relatório traça perfil de comunicadores de causas no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 13/01/2025

A pesquisa reafirma a importância de valorizar e fortalecer os comunicadores de causas no Brasil, ressaltando sua contribuição essencial na busca por justiça social

A Rede Narrativas lançou em novembro de 2024 o relatório “Quem faz a comunicação de causas no Brasil: o perfil da Rede Narrativas”, apresentando um panorama detalhado sobre os profissionais e organizações que atuam na comunicação de causas no país. O documento, inédito e disponível para consulta pública, reúne dados levantados entre membros da rede, destacando as características e desafios enfrentados por esse setor.

Os resultados da pesquisa foram obtidos através de questionário que contou com um total de 30 perguntas de múltipla escolha, cujas respostas foram coletadas entre 19 de agosto e 14 de setembro de 2024. Ao todo, 194 integrantes da rede participaram e responderam integralmente à pesquisa.

Os dados mostraram que existe uma maior participação das mulheres na Rede, elas representam 81,3% do grupo. No quesito diversidade racial, os resultados ainda não são otimistas, pois 79,4% dos respondentes são pessoas brancas. Pessoas negras representam apenas 18% da Rede. Pessoas amarelas e indígenas têm um percentual de participação ainda mais baixo: 1,5% e 1%, respectivamente.

Além de traçar um perfil, o relatório enfatiza outros aspectos, como os desafios enfrentados pela comunicação de causas, sendo a escassez de recursos financeiros o principal deles, para 50% dos entrevistados. A avaliação, métricas e mensuração de impacto aparece em 2º lugar, com 40,2% dos votos. Outros problemas são: equipes reduzidas (35,1%), dificuldades referentes a estratégias de comunicação (30,4%), dentre outros. 

Confira a pesquisa completa aqui


Apoio institucional

Translate »