Versão 2.0 do Modelo C propõe ampliação no repertório de ação nos negócios de impacto 

Por: GIFE| Notícias| 14/04/2025

Foto: Istock

Sete anos depois do lançamento da primeira versão do Modelo C, o guia da sua segunda versão já está disponível para download. Com o objetivo de atualizar termos e conceitos, bem como a proposta de diferentes caminhos e recursos, o novo documento foi desenvolvido por Move Social e Sense-Lab e publicado em março de 2025.

O Modelo C é um instrumento voltado para quem deseja criar, liderar ou operar um negócio de impacto, para aqueles que financiam negócios de impacto, ou qualquer pessoa interessada na temática. A letra “C” no nome, se refere a algumas de suas características: completo, colaborativo, conectado à complexidade, compreensível.

“Precisamos de mais agentes sistêmicos de transformação, atuando com maturidade e comprometidos com impactos positivos. Para isso, necessitamos de modelos (e antimodelos) que ampliem nosso repertório de ação”, introduz o Guia.

Entre suas utilidades, o Modelo C serve para:

  • Apoiar o diagnóstico, a criação e gestão de negócios que buscam integrar efetivamente seu modelo de operação produtiva e comercial com a lógica de geração de impacto socioambiental positivo;
  • Para que negócios de impacto amadureçam, se tornando mais capazes de alcançar seus planos e ambições com fluxos financeiros e equipes saudáveis;
  • Para problematizar, provocar e inquietar empreendedores/as e equipes sobre a forma como concebem e gerenciam os negócios em que estão inseridos; entre outros.

Unindo Business Model Canvas, Teoria da Mudança e práticas de gestão estratégica, a versão 2.0 traz avanços, mas preserva o objetivo de contribuir com o amadurecimento de iniciativas que buscam transformar o mundo positivamente, sem abrir mão da sua viabilidade econômica. 

Para acessar o guia, clique aqui.


Apoio institucional

Translate »