Para 77% das pessoas, aquecimento global é causado principalmente pela ação humana

Por: GIFE| Notícias| 21/03/2022
aquecimento global

Quase a totalidade da sociedade brasileira (96%) acredita que o aquecimento global realmente está acontecendo e para 77% das pessoas esse fenômeno é causado principalmente pela ação humana. É o que mostra a segunda edição da pesquisa Mudanças Climáticas na Percepção dos Brasileiros 2021

Iniciativa do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS) e do Programa de Mudanças Climáticas da Universidade de Yale (EUA) e realizado pelo Ipec Inteligência, o estudo teve como objetivo coletar novos dados sobre a percepção da população brasileira a respeito de questões relacionadas ao clima e meio ambiente, dando continuidade a primeira edição da pesquisa, promovida em 2020.

Comparando as duas edições, passou de 65% para 74% a taxa de pessoas com 55 anos ou mais que consideram a questão do aquecimento global muito importante. Essa sensibilidade ao tema é maior entre a faixa etária de 25 a 34 anos (88%) e entre aqueles com ensino superior (91%), das classes AB (88%) e C (84%), e também de posicionamentos políticos mais à esquerda (88%) e ao centro (88%). 

A pesquisa também identificou uma diferença no grau de preocupação entre homens e mulheres: 66% delas se dizem muito preocupados, contra 54% entre eles.

Grau de conhecimento 

Apesar de 81% da população achar muito importante a questão do aquecimento global e 61% se dizer muito preocupada com o meio ambiente, entre 2020 e 2021, caiu de 25% para 21% a taxa de pessoas que afirmam saber muito sobre aquecimento global ou mudanças climáticas. 

O grau de conhecimento segue a mesma lógica que a percepção sobre a importância do tema: é maior nas classes AB (29%) e C (21%), e entre pessoas com ensino superior (39%). 

O estudo também analisou a percepção da sociedade sobre economia versus proteção do meio ambiente. Ao passo que 77% consideram mais importante proteger os biomas, mesmo que isso signifique menos crescimento econômico e empregos, 13% pensam o contrário, que é mais importante aquecer a economia, mesmo que isso prejudique a natureza. 

Saiba mais 

A pesquisa Mudanças Climáticas na Percepção dos Brasileiros 2021 está disponível na íntegra neste link. Acesse.


Apoio institucional