Assistência à comunidade e sustentabilidade marcam ações do Instituto Yamana

Por: Instituto Yamana| Notícias| 29/09/2017

O desenvolvimento sustentável só é possível quando empresas, instituições e comunidades trabalham a partir de valores e objetivos comuns. Esta é uma das propostas do Seminário de Parcerias coordenado pelo Instituto Yamana, responsável pela gestão e desenvolvimento dos programas de responsabilidade socioambiental da Yamana Gold. Por meio da iniciativa, o Instituto recebe propostas diretamente das organizações sociais locais, que posteriormente são escolhidos em parceria com a própria população local.

No dia 11 de agosto deste ano foram entregues os equipamentos dos projetos selecionados em 2016. Entre os beneficiados está a Cooperativa Recicla Jacobina, no estado da Bahia, que recebeu a doação de carrinhos de coleta e a montagem de bancadas para triagem dos resíduos sólidos recolhidos. A estrutura vai acelerar e trazer mais segurança ao trabalho dos catadores, além de contribuir para a proteção do nosso planeta.

Valorizando o esporte como uma iniciativa para a formação disciplinar e cidadã das crianças, a Escolinha de Futebol da Associação do Acabana e Quilombo Erê também foi apoiada. Os atletas mirins receberam a doação de materiais esportivos para a escola de futebol comunitária. Ainda foram doados três tratores para uso comunitário das associações de moradores do Pau Ferro, de Cachoeira Grande e dos produtores de Leite do Paraíso.

Entre os dias 14 e 18 de agosto foi realizada pelo Projeto Integrar a Semana da Comunidade de Jacobina. Esta edição tratou dos temas cultura e empreendedorismo, e realizou diversas atividades, como um diálogo diário de segurança coletivo acompanhado de apresentação de teatro; oficina de fuxico; exposição do projeto Valorizando a Diversidade; palestras; e o Cinema Sobre Rodas —projeto itinerante que leva a exibição de filmes para a comunidade. Ao todo, cerca de 400 pessoas participaram da Semana da Comunidade.

 

Protegendo a comunidade e o cerrado

Em Goiás, na unidade Maracá, a assistência social e o fomento ao desenvolvimento da comunidade também marcou o tom das ações realizadas em agosto. O Instituto Yamana participou da VII Conferência Municipal de Assistência Social na Comunidade de Nova Iguaçu e em Alto Horizonte. No dia 17 de agosto, o Instituto esteve presente no evento da entrega dos certificados da primeira turma do Curso de Costura Industrial de Alto Horizonte, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

Outro tema que pautou as ações foi a sustentabilidade. No dia 11 de agosto foi realizada uma palestra com o tema “Sustentabilidade Ambiental e Financeira” para alunos do Ensino Médio e Fundamental da cidade de Alto Horizonte. O Instituto também participou da Campanha Educativa da “Operação Cerrado Vivo”, realizada pelo Corpo de Bombeiros nas cidades de Alto Horizonte, Campinorte e Nova Iguaçu de Goiás.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional