Associados

Instituto Cactus

Organização filantrópica e sem fins lucrativos que atua de forma independente para ampliar o debate e os cuidados em prevenção de doenças e promoção de saúde mental no Brasil. 

Apoia iniciativas e projetos que proporcionem, por meio dos cuidados em saúde mental, melhorem a qualidade de vida de todas as pessoas, olhando especialmente para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade.

Oferecendo apoio financeiro para a construção e oferta de ferramentas e intervenções que elaborem soluções e boas práticas em atenção psicossocial que possam ser multiplicadas em outros contextos e fomenta a geração de evidências para apoiar a gestão pública. 

Considerando saúde mental é uma tarefa coletiva, aposta na articulação em rede, promovendo diálogos entre a sociedade civil, academia, setor privado e poder público, e desenvolve parcerias visando a incidência em políticas públicas e inovações em saúde mental.

 

Eixos estratégicos:

Fomento estratégico: conta com um orçamento filantrópico próprio, além de doações de terceiros que são direcionadas a projetos, ações e iniciativas diversas que atuem de forma estratégica para a construção e oferta de soluções e ferramentas de prevenção de doenças e promoção de saúde mental, especialmente àquelas dedicadas a adolescentes e mulheres, os públicos prioritários do Instituto

Junto aos projetos apoiados, identifica, sistematiza e multiplica as boas práticas mapeadas para o ecossistema. Mapeia e apoia projetos que impactem a saúde mental de forma estrutural, como a capacitação de recursos humanos, a institucionalização de intervenções comunitárias e a realização de pesquisas e geração de evidências para inovações no campo da atenção psicossocial. 

 

Advocacy: atua no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e na revisão qualificada de projetos de leis, fazendo incidência política para pautar a saúde mental na política brasileira e criando ferramentas para governos e gestores no tema da saúde mental. 

Com ações de educação, sensibilização e mobilização, produz comunicação para ampliar a conscientização, pautar o debate público e político para diminuir o estigma que ainda persiste sobre o tema e construir uma narrativa humanizada sobre saúde mental no Brasil. Tem parcerias diversas com sociedade civil, setor privado e poder público para  fortalecer o ecossistema em torno da saúde mental.

Missão Tem como missão melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas por meio do apoio a projetos em prevenção de doenças e promoção da saúde mental. Atua para ampliar as iniciativas que valorizem cada pessoa como protagonista da própria jornada e que contribuam para democratizar o acesso a ferramentas de cuidados com a saúde da mente. Apoia projetos e iniciativas, promove diálogos e fortalece o ecossistema para refletir a centralidade da saúde mental no Brasil de forma acessível e permanente, olhando especialmente para a saúde mental de adolescentes e mulheres, nossa aposta institucional para transformar o cenário da saúde mental no Brasil.
Perfil
  • Fundação / Instituto Familiar
Áreas de atuação
  • Saúde
  • saúde mental
Estado
  • SP

Notícias Relacionadas

Instituto Cactus anuncia “Saúde Mental em Imagens”

O Instituto Cactus, entidade filantrópica e de direitos humanos, sem fins lucrativos, que atua de forma independente para ampliar o debate e os cuidados em prevenção de doenças e promoção de saúde mental no Brasil, acaba de lançar a 2ª edição do Concurso “Saúde Mental em Imagens”. O intuito da iniciativa é usar a fotografia […]

2º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO INSTITUTO CACTUS

O Instituto Cactus torna pública a abertura de inscrições e convida os interessados a participarem do 2º Concurso de Fotografias Saúde Mental em Imagens, Edição 2023, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental. O 2º Concurso de Fotografia do Instituto Cactus busca promover o tema da saúde mental através de olhares não estigmatizados para […]

saúde mental no SUS

Iniciativa usa monitoramento de dados para aprimorar área de saúde mental no SUS

Projeto piloto desenvolveu um painel para facilitar gestão de pacientes no serviço público de saúde. Para 2022, organizações buscam parceiros para replicar experiência.

Mais Antigas

Apoio institucional