Instituto Cactus

Veja os indicadores de transparência para institutos e fundações

Organização filantrópica e sem fins lucrativos que atua de forma independente para ampliar o debate e os cuidados em prevenção de doenças e promoção de saúde mental no Brasil. 

Apoia iniciativas e projetos que proporcionem, por meio dos cuidados em saúde mental, melhorem a qualidade de vida de todas as pessoas, olhando especialmente para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade.

Oferecendo apoio financeiro para a construção e oferta de ferramentas e intervenções que elaborem soluções e boas práticas em atenção psicossocial que possam ser multiplicadas em outros contextos e fomenta a geração de evidências para apoiar a gestão pública. 

Considerando saúde mental é uma tarefa coletiva, aposta na articulação em rede, promovendo diálogos entre a sociedade civil, academia, setor privado e poder público, e desenvolve parcerias visando a incidência em políticas públicas e inovações em saúde mental.

 

Eixos estratégicos:

Fomento estratégico: conta com um orçamento filantrópico próprio, além de doações de terceiros que são direcionadas a projetos, ações e iniciativas diversas que atuem de forma estratégica para a construção e oferta de soluções e ferramentas de prevenção de doenças e promoção de saúde mental, especialmente àquelas dedicadas a adolescentes e mulheres, os públicos prioritários do Instituto

Junto aos projetos apoiados, identifica, sistematiza e multiplica as boas práticas mapeadas para o ecossistema. Mapeia e apoia projetos que impactem a saúde mental de forma estrutural, como a capacitação de recursos humanos, a institucionalização de intervenções comunitárias e a realização de pesquisas e geração de evidências para inovações no campo da atenção psicossocial. 

 

Advocacy: atua no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e na revisão qualificada de projetos de leis, fazendo incidência política para pautar a saúde mental na política brasileira e criando ferramentas para governos e gestores no tema da saúde mental. 

Com ações de educação, sensibilização e mobilização, produz comunicação para ampliar a conscientização, pautar o debate público e político para diminuir o estigma que ainda persiste sobre o tema e construir uma narrativa humanizada sobre saúde mental no Brasil. Tem parcerias diversas com sociedade civil, setor privado e poder público para  fortalecer o ecossistema em torno da saúde mental.

Missão

Tem como missão melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas por meio do apoio a projetos em prevenção de doenças e promoção da saúde mental. Atua para ampliar as iniciativas que valorizem cada pessoa como protagonista da própria jornada e que contribuam para democratizar o acesso a ferramentas de cuidados com a saúde da mente.

Apoia projetos e iniciativas, promove diálogos e fortalece o ecossistema para refletir a centralidade da saúde mental no Brasil de forma acessível e permanente, olhando especialmente para a saúde mental de adolescentes e mulheres, nossa aposta institucional para transformar o cenário da saúde mental no Brasil.

Perfil
  • Fundação / Organização sem fins lucrativos
Áreas de atuação
  • Saúde
  • saúde mental
Estado
  • SP
Redes sociais

Apoio institucional