Associados

Instituto João e Maria Backheuser

Criado em 2007, o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) é uma instituição familiar, sem fins lucrativos, que acredita no papel da educação para transformar vidas e realidades. Inicialmente, suas ações eram voltadas para alunos, de baixa renda, matriculados em escolas públicas de Casimiro de Abreu – município do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 45 mil habitantes.

Missão Contribuir com a qualificação e perenidade da política de alfabetização das redes públicas de ensino, através da formação continuada das equipes e do apoio ao planejamento e à gestão.
Perfil
  • Fundação / Instituto Familiar
Áreas de atuação
  • Educação
Endereço Rua Visconde De Piraja, 550, Sl704- Ipanema, Rio De Janeiro - RJ
Estado
  • RJ

Notícias Relacionadas

Seminário Alfabetiza RJ, um dia de reflexão sobre o direito à alfabetização na idade certa

O Instituto João e Maria Backheuser promoveu, em parceria com Undime/RJ, Seeduc-RJ, Parceiros da Educação Rio e Fundação Cesgranrio, o seminário ‘Alfabetiza RJ’, voltado, especialmente, para Dirigentes Municipais de Educação e seus/suas Coordenadores(as) de Alfabetização. O evento aconteceu, no dia 19 de outubro de 2023, no Teatro Cesgranrio. O encontro teve como objetivo apoiar a implementação do Compromisso Criança Alfabetizada no […]

O Brasil e o Pirls

A estreia do Brasil na principal avaliação internacional de leitura – o Pirls – aponta para um cenário bastante preocupante: a habilidade de leitura de crianças brasileiras está entre as piores do mundo.

Por uma educação transformadora no Rio de Janeiro

Enquanto o Brasil tem razões, mesmo que modestas, para comemorar avanços em alguns indicadores educacionais, o estado do Rio de Janeiro, segundo maior PIB do país, apresenta dados preocupantes. Se olharmos para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – principal indicador de qualidade educacional no país –, as redes públicas do estado não alcançam, há ao menos uma década, as metas de aprendizagem do governo federal, seja para o Fundamental (1º ao 9º ano) ou para o Ensino Médio.

Mais Antigas

Apoio institucional